Construção de Bueiros
Metálicos Pelo Método
Não-destrutivo (Tunnel
Liner)

Execução de drenagem definitiva com a instalação de bueiros metálicos para passagem de
água de um riacho, construídos pelo método não-destrutivo sob a Rodovia Régis
BittencourtBR-116 no km 464+400, dentro dos limites do município de Pariquera-Açu, Estado
de São Paulo.

Para garantir a segurança dos usuários das rodovias, além das sinalizações e dispositivos de segurança, deve-se garantir a correta captação e direcionamento das águas pluviais e lindeiras às margens das pistas, pois essas podem causar danos ou acidentes devido ao aumento repentino dos níveis causados por fortes chuvas. No km 464+400 da Rodovia Régis Bittencourt BR-116, o dispositivo de escoamento (diâmetro de 1,80 metros) de um riacho não deu conta da vazão, e o acúmulo das águas causou danos à pista e ao aterro do pavimento, podendo desmoronar toda a estrutura. A solução adotada para o problema foi a construção de mais 2 bueiros de maior diâmetro, sendo no caso 2,80 metros cada, para auxiliar na passagem do riacho, sem que o volume excessivo das águas volte a causar danos à rodovia.

O método escolhido pela Arteris foi a execução pelo método não-destrutivo, também conhecido como tunnel liner, ou seja, a escavação e instalação das chapas metálicas dos bueiros acontece por baixo da rodovia, pouco a pouco, evitando o desvio ou interrupção de tráfego. Antes de realizar as escavações, a equipe da Wasaki realizou a contenção da encosta da rodovia através da execução de solo grampeado, com equipamentos e colaboradores próprios, que fizeram os furos de ancoragem, instalação dos chumbadores e projeção de concreto. Após os túneis estarem com os emboques prontos foi possível executar as escavações de forma manual e mecanizada, com equipamentos e equipe específica para a execução. O comprimento total dos túneis é de 88 metros cada, totalizando 176 metros com diâmetro de 2,80 metros.

O bueiro existente possui metade de sua extensão executada com tunnel liner, construído juntamente com a duplicação da rodovia em questão. A outra metade é mais antiga e construída com tubos de concreto. Para homogeneizar os materiais das tubulações, a Wasaki instalou dentro do bueiro existente uma tubulação metálica previamente montada.

Com as 3 linhas de bueiro, sendo 2 com diâmetro 2,80 metros e 1 com diâmetro 1,80 metros, será garantido o correto transporte das águas do riacho sob a rodovia, sem que o aumento repentino do volume possa interferir no tráfego dos veículos ou causar danos à estrutura do pavimento. Todas as atividades foram executadas respeitando normas técnicas, projetos e normas de segurança, visando à qualidade na prestação do serviço, segurança dos colaboradores e usuários da rodovia.

Período: 01/2022 a 12/2022

Duração: 360

Cliente: Arteris Régis Bittencourt

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