Várias técnicas são utilizadas em uma obra para garantir maior confiabilidade e segurança à estrutura, desde a execução da obra até quando o projeto está finalizado. Um exemplo de medida a ser tomada é o escoramento, bem como o reescoramento para garantir a qualidade das estruturas e evitar que acidentes ocorram durante e após a obra, além de permitir que outros processos possam ser realizados enquanto o concreto não está devidamente seco.
Primeiramente, é importante destacar que os problemas envolvendo a estabilidade de estruturas não são incomuns e podem surgir em decorrência de mau planejamento ou até mesmo a simples interação entre as estruturas. Dessa forma, o mais importante nessas ocasiões é saber como proceder para garantir que lajes, vigas e demais estruturas na obra não sejam submetidas a esforços, além do recomendado e sejam rompidas, causando prejuízos financeiros para o projeto e, em caso mais graves, acidentes fatais.
Escoramento e reescoramento
O escoramento nada mais é do que uma estrutura auxiliar construída para ajudar a estrutura principal quando o assunto é suportar as cargas e esforços mecânicos. Vale destacar que esta é uma solução provisória, ou seja, não é uma alternativa final que deve permanecer até mesmo quando a obra já estiver concluída. Com isso, essa estrutura auxiliar conseguirá suportar, bem como transmitir ao longo das suas próprias bases de apoio às ações das cargas permanentes ou variáveis do concreto fresco.
Assim como no caso anterior, o reescoramento também é uma técnica de caráter provisório. Neste caso, essa estrutura auxiliar será instalada sob uma estrutura de concreto que, por algum motivo específico no atual andamento da obra, ainda não consegue suportar os esforços e cargas que são aplicados sobre ela. Os esforços aplicados no reescoramento serão transmitidos para suas bases, sendo que elas podem ser rígidas ou flexíveis.
Dessa forma, além de garantir a segurança e o desenvolvimento da obra, os planos de escoramento e reescoramento também são essenciais para toda a logística da obra. Desenvolver um planejamento nesse sentido é fundamental para determinar quais são os pontos sensíveis da obra que vão precisar de um revestimento a fim de evitar rompimentos, acidentes e degradação de estruturas.
Com isso, pode-se afirmar que a principal finalidade das técnicas destacadas na matéria é justamente garantir com que as estruturas consigam suportar as cargas ainda que o concreto não esteja totalmente resistente. Além disso, é por meio do escoramento e reescoramento que será garantido uma acomodação ideal para o processo de concretagem.
Sem esse tipo de solução, o processo de concretagem, além da segurança da obra em si, estaria diretamente comprometido, podendo resultar em grandes perdas de receitas e acidentes graves envolvendo as pessoas que trabalham na obra.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia oferece o que há de melhor no mercado quando o assunto é solução em projetos de engenharia. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, a empresa é considerada uma referência em áreas como infraestrutura e superestrutura de ferrovias e rodovias, por exemplo. Equipe bem estruturada e soluções visando a questão da sustentabilidade são alguns diferenciais da Wasaki.
Para mais informações, basta clicar aqui.