Os túneis são construções subterrâneas utilizadas para o transporte.
Os túneis permitem o transporte de passageiros e cargas, ou podem ser usados para o transporte de utilidades como água, esgoto, gás, etc. As operações e as construções são realizadas no subsolo sem perturbar a superfície do solo. Esta operação é chamada de tunelização.
Historicamente, o primeiro túnel foi feito pelos egípcios e pelos babilônios, há 4 mil anos. Este túnel serviu para conectar dois edifícios na Babilônia (a conexão entre o palácio real e o templo). O comprimento deste túnel era de 910 metros, e era forrado com tijolos.
Os dois principais fatores que ajudam na rota eficiente do túnel são as restrições de alinhamento e as considerações ambientais. O subterrâneo, como sabemos, é de natureza heterogênea. Uma inspeção adequada da natureza do solo, das rochas, do nível do lençol freático e de todas as restrições de alinhamento devem ser feitas previamente.
O local escolhido para o túnel é de tal forma que os inconvenientes e dificuldades que são causados ao meio ambiente naquela área, incluindo a moradia, sejam mínimos. O método de escavação escolhido depende das condições do solo, do nível do lençol freático, do comprimento e do diâmetro do túnel, da profundidade do túnel, dos requisitos de utilidade final, da forma do túnel e do risco de construção.
Vantagens da construção de túneis
- O procedimento de escavação é mais econômico por natureza, quando a profundidade está além de um limite;
- A superfície do solo ou atividades terrestres como o transporte não são perturbadas quando a escavação é feita em túneis;
- O método garante uma construção de alta velocidade com baixo consumo de energia;
- Reduz a poluição sonora;
- As interferências da superfície e aéreas são restritas para os túneis;
- Ajuda na redução do custo de transporte;
- Para o transporte de serviços públicos, o método de túnel tem uma vantagem notável em comparação com a ponte.
Comparação entre Corte Aberto e Tunelamento
Sempre se debate sobre o custo que se consome entre os cortes abertos e as técnicas de túnel, para definir qual é mais econômico. Cabe sempre considerar os seguintes fatores:
a) Os cortes abertos são muito caros em cortes profundos para solos de natureza e declives variados. Este método será responsável pelo grande volume de escavação, que é caro. Nesta situação, o método de escavação em túnel trará mais economia do que os cortes abertos.
b) Quando o material da perfuração é rocha, o corte aberto funciona bem com menos quantidade de escavação e pode ser mais barato.
c) Para profundidade de corte superior a 60 pés (18,29 metros), o método de escavação em túnel é sempre recomendado.
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