Motivo de grande apreensão e reclamação por parte dos motoristas brasileiros, os buracos nas estradas do país são considerados problemas persistentes e bastante incômodos, isso porque os buracos nos asfaltos estão diretamente ligados com a vida útil da suspensão do veículo.
Além das consequências materiais causadas no veículo, os buracos podem causar acidentes graves e até mesmo fatais, isso por conta dos desvios feitos para evitá-los.
É notório as diversas consequências dessa abertura, entretanto, pouco é falado sobre as suas principais causas. Por isso, nesse artigo nos debruçaremos em trazer esses pontos também considerados importantes. Para saber mais, faça a leitura.
Problemas dos buracos nas estradas do Brasil
É fato que o Brasil não possui uma pavimentação tão eficaz e duradoura, isso pode ser observado e concluído por qualquer um que percorre as suas ruas, vias e estradas. A pavimentação deve durar de 8 a 12 anos, em média. Porém, é muito comum ver o oposto.
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que metade dos 106 mil km observados possuem problemas no pavimento, tendo a sua qualidade classificada como regular, ruim ou péssima. Esses dados são reflexos do que já é observado por muitos.
Principais causas dos buracos
Normalmente formados por água e tráfego, os buracos se concebem de forma rápida ou não. Por conta de uma vedação incorreta, por exemplo, o contato da água com o substrato abaixo do asfalto promove uma série de afrouxamento ao solo. Essa ação somada ao grande ritmo de tráfego de veículos – principalmente os mais pesados – promove a corrosão do solo liquefeito.
Entre as principais causas de buracos nas estradas brasileiras podemos citar também a falta de manutenção. Mesmo sendo feitas para durar por muito tempo, as pistas podem começar apresentando rachaduras que, ao serem observadas, devem ser averiguadas e então tratadas de forma adequada.
A falta de planejamento, má execução e construções inadequadas também são pontos importantes nas causas de buracos. É importante que a drenagem das vias seja realizada e que o concreto betuminoso utilizado na pavimentação, seja de qualidade.
Em geral, uma combinação de fatores como falta de manutenção, condições climáticas adversas, tráfego intenso e construção forçada pode levar a buracos nas estradas. É importante que as estradas sejam devidamente cuidadas e mantidas para garantir que sejam seguras e duráveis.
Wasaki Engenharia
Atuando há mais de 10 anos na área da Construção Civil, a Wasaki Engenharia é referência em adequações e reformas. Possui diferenciais em sua experiência, trabalhando com profissionais altamente capacitados e com sustentabilidade.
Os seus serviços em obras de infraestrutura e superestrutura rodoviária são altamente conhecidos e indicados. A superestrutura, além do pavimento, compõe-se dos dispositivos da drenagem superficial, obras especiais como pontes e viadutos, obras complementares, serviços de manutenções preventivas e corretivas, além de tantos outros.
Para conhecer mais sobre a sua atuação nos setores, clique aqui e confira!