Vários procedimentos técnicos são essenciais para o desenvolvimento de uma obra de engenharia. Um exemplo claro disso é a análise geotécnica, uma das etapas mais importantes de obras que precisam conhecer de forma rigorosa as características de um solo. Vale destacar que o conhecimento do tipo de solo e suas características é uma condição indispensável para ser definido, por exemplo, o tipo de fundação da obra em execução.
Para quem nunca ouviu falar sobre o assunto, uma análise geotécnica pode ser encarada como todos os ensaios técnicos que serão realizados em solos e rochas para conhecer as características físicas desses elementos. Com isso, ao final do processo espera-se que os responsáveis consigam obter informações relevantes em relação ao perfil de composição, resistência mecânica, necessidade de reforçar o local para evitar acidentes, etc.
A importância da análise geotécnica está diretamente relacionada ao conhecimento das propriedades do solo onde a obra de engenharia será desenvolvida. Como o dimensionamento da fundação depende diretamente do conhecimento das características do solo, as investigações técnicas serão importantes para evitar fundações superestimadas com altos custos para a obra, bem como fundações tecnicamente abaixo do padrão recomendado, o que pode gerar graves acidentes durante e após a obra.
Quais são os tipos de investigações geotécnicas?
Como já foi destacado, as investigações geotécnicas consistem em vários tipos de ensaios que podem ser realizados conforme a necessidade do andamento da obra. Esses tipos de investigações podem ser bem definidos por meio de dois grandes grupos de ensaios. O primeiro consiste nos ensaios de campo, que nada mais são do que as sondagens para coletar amostras do solo, além de realizar ensaios de resistência à penetração.
Além disso, também existem os chamados ensaios de penetração, sendo que o mais utilizado hoje em dia é o chamado Standard Pentration Test (SPT), cujo objetivo é fazer a caracterização do solo em questão para que a fundação da edificação seja dimensionada. Ele se destaca por ser um teste simples e bastante versátil, podendo ser realizado nos mais diversos tipos de terrenos.
Quais os principais riscos na ausência delas?
Sem uma investigação geotécnica adequada, a obra em questão poderá ter que lidar com riscos dos tipos desprezíveis, moderados, medianos, graves e até mesmo muito graves. Tais riscos estão diretamente relacionados ao fato de que o conhecimento técnico do solo não estará disponível para o desenvolvimento da obra e isso pode acarretar:
- Mudanças nos volumes de escavação e concreto anteriormente já planejados, associados aos riscos desprezíveis;
- Atraso no cronograma da obra como resultado direto de pequenos desmoronamentos e rupturas, associados aos riscos moderados;
- Possibilidades reais de acidentes já fazem parte dos riscos gaves;
Ruptura total de taludes, grandes volumes de tratamento e desmoronamentos são riscos associados à categoria muito grave, que podem resultar em atrasos incapazes de serem recuperados pelo cronograma, bem como envolver acidentes fatais com vítimas, por exemplo.
Portanto, a realização de uma análise geotécnica por meio de profissionais capacitados é uma das etapas fundamentais para uma obra de engenharia. Todo o andamento da obra, especialmente no que se refere ao tratamento do solo e dimensionamento da fundação, estão diretamente associadas as investigações geotécnicas previamente realizadas.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia é referência no mercado de soluções em Engenharia, presente há mais de 10 anos no mercado brasileiro, sempre buscando investir em projetos inovadores. A empresa também se destaca pela sua equipe bem estruturada além de serviços com soluções sustáveis e ótimo custo/benefício para seus clientes.
Clique aqui para conhecer o site da empresa, conferir todos os serviços oferecidos, além de ficar por dentro dos principais projetos desenvolvidos pela Wasaki.