As rodovias são uma importante infraestrutura do país, responsáveis por conectar cidades e estados, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias.
No entanto, as condições dessas estradas nem sempre são satisfatórias, o que pode trazer prejuízos para a economia e para a segurança dos usuários. Nesse contexto, é importante conhecer quais são as melhores e as piores rodovias do Brasil, segundo a pesquisa técnica divulgada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT).
Melhores rodovias do Brasil
Conforme a pesquisa da CNT, as melhores rodovias do Brasil estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste. O estado de Santa Catarina se destaca com as melhores avaliações, com 77,7% das suas rodovias avaliadas como ótimas ou boas. Em seguida, vem o Paraná, com 66,2% de avaliações positivas, e São Paulo, com 60,2%.
Entre as melhores rodovias federais do país, a pesquisa destacou a BR-163, que liga o Mato Grosso do Sul ao Pará. A rodovia obteve a melhor avaliação entre todas as analisadas, com 95,3% de suas condições classificadas como ótimas ou boas. Outras rodovias bem avaliadas foram a BR-364, que liga o Acre a Rondônia, a BR-376, que liga São Paulo ao Paraná, e a BR-101, que percorre a costa leste do país.
Piores rodovias do Brasil
Infelizmente, o cenário não é tão positivo quando se trata das piores rodovias do Brasil. A pesquisa da CNT apontou que a maioria das rodovias do país apresenta condições regulares, ruins ou péssimas. Dos 108.863 km de rodovias avaliadas, apenas 12.767 km (11,7%) foram considerados ótimos ou bons.
As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam as piores condições de rodovias, com 86,7% e 74,4% das avaliações classificadas como regulares, ruins ou péssimas, respectivamente. Entre os estados, o Acre é o que apresenta a pior situação, com apenas 2,6% das suas rodovias avaliadas como ótimas ou boas. Em seguida, vem o Pará, com 6,1%, e o Maranhão, com 6,7%.
Entre as piores rodovias federais do país, a pesquisa destacou a BR-116, que liga o Rio Grande do Sul ao Ceará. A rodovia foi considerada a pior entre todas as analisadas, com apenas 1,9% das suas condições classificadas como ótimas ou boas. Outras rodovias com avaliações muito ruins foram a BR-230, que corta o estado do Pará, a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, e a BR-222, que liga o Maranhão ao Ceará.
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