As barreiras de concreto são constantemente comparadas às defensas metálicas, seja pela capacidade de retenção de veículos pesados que elas possuem, seja pelo custo-benefício. Fato é que, na prática, ambas são sistemas de proteção eficientes, conforme o local onde serão aplicadas.
Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, quando um veículo colide com uma barreira de concreto, ele retorna para a pista seguindo um ângulo mais acentuado que se seguiria com a defensa metálica.
Contudo, tal comparação não considerou os modelos mais modernos de defensas metálicas que estão sendo aplicados nas rodovias brasileiras, os quais se comportam diferente e diga-se, melhores, do que as defensas norte-americanas. Quanto à intransponibilidade, a barreira de concreto se comporta melhor, visto que a defensa metálica possui característica maleável.
No que se refere às demais aplicações, trata-se de discussão puramente econômica e conveniente para o local. Em rodovias de tráfego intenso e contínuo, por exemplo, a barreira de concreto no canteiro central será preferível, pois exigirá menor trabalho para conservação, além de exigir menor largura de faixa na implantação. Em contrapartida, a aplicação de uma defensa metálica será mais ágil e barata.
A fim de obter um menor custo-benefício para um projeto de segurança viária, o projetista identifica a defensa metálica que melhor se adequará ao trecho da rodovia.
Dessa forma, norteia-se pelas determinações dispostas na norma NBR 15486 de 2016, a qual trata de segurança nos tráfegos e estabelece diretrizes dos projetos de dispositivos de contenção viária e critérios para aprovação dos dispositivos de contenção comprovados por ensaios de impacto, a fim de garantir a segurança de motoristas e passageiros ao trafegarem no local.
Portanto, se atentar aos riscos de tráfego em um trecho rodoviário é fator determinante para escolher a defensa metálica ideal.
A defensa metálica com nível de contenção N2, por exemplo, constitui-se por um dispositivo de segurança (testado em laboratório na Europa), que pode ser utilizado nos trechos de rodovias em que a classificação do nível de contenção seja normal, permitindo que o projetista mantenha os padrões de segurança e evitando gastos extraordinários, os quais ocorreriam se ele utilizasse uma padronização nas barreiras de contenção com um nível maior, visto que teria de nivelar, de forma desnecessária, um alto nível em toda a rodovia.
Vantagens das barreiras de concreto:
- Promovem a desaceleração do veículo em colisão, por meio do atrito exercido pela parte vertical correspondente ao meio-fio e do movimento de subida da roda pela parte inclinada.
- O veículo desgovernado em colisão retorna à pista em um ângulo pouco acentuado, reduzindo a possibilidade de colidir com outro veículo que esteja vindo na mesma direção.
- Baixa probabilidade de o veículo ultrapassar a barreira.
- Diminuição dos danos na barreira, devido aos choques habituais, exigindo pouca manutenção.
- Na maioria dos casos, os danos dos veículos que colidem com as barreiras de concretos são menores, quando comparado com os danos sofridos pelos veículos que colidem com as defensas metálicas.
Vantagens das defensas metálicas:
- Possuem melhor custo-benefício. Em projeto de segurança viária, por exemplo, não é necessário adotar o nível de contenção alto em toda a rodovia.
- Possibilidade e facilidade para utilizar o nível de contenção adequada para o local, evitando gastos desnecessários e garantindo a segurança das pessoas que trafegam pela rodovia.
- Utilização da N2 nos trechos permitidos pela NBR 15486 de 2016, havendo otimização do projeto. Para isso, o projetista deve conhecer o local em que aplicará a defensa metálica e ter argumentos técnicos, bem como observar as características de cada trecho da rodovia, a fim de escolher o sistema ideal para o local.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia atua tradicionalmente no setor da construção civil desde 2010.
Iniciou as atividades em processos bem formados, com serviços de qualidade, focando sempre na segurança aliada ao melhor custo-benefício para seus clientes. Além da área urbana, tornou-se especialista na área ferroviária e rodoviária.
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