Muitas vezes com 80 ou até 120 toneladas, um trem requer uma estrutura adequada para suportar seu peso e movimentos. Esta estrutura que suporta e permite a locomoção do trem é chamada de via permanente ferroviária, e pode ser subdivida em Infraestrutura e Superestrutura.
A Superestrutura da via permanente ferroviária é a sua parte externa e mais visível, composta pelos trilhos e suas estruturas de fixação, os dormentes nos quais os trilhos são fixados e pela camada de lastro.
A Infraestrutura da via permanente ferroviária não é tão visível, mas é fundamental porque garante a sustentação da via ao longo do tempo através da sua fixação no solo, sendo composta por:
1 – Subleito (na qual é realizada a terraplanagem para aterros, cortes, etc.
2 – Sub Lastro (inclusive com as obras para drenagem)
Além disto, uma via permanente ferroviária requer Obras de Arte Especiais (pontes, túneis, viadutos, passarelas e similares).
ALINHAMENTO DA VIA PERMANENTE
Para poder cumprir sua função, a via permanente ferroviária precisa manter as características com as quais foi projetada e instalada. Ocorre que ao longo do seu uso, é submetida a diversas forças dinâmicas que podem comprometer seu posicionamento original.
Por este motivo, periodicamente as vias devem sofrer manutenção, normalmente através do uso de equipamentos e equipes altamente especializadas.
As vias permanentes ferroviárias devem ser inspecionadas e sofrer manutenção conforme programações prévias ou ainda com base na constatação de problemas nas vias. Isto pode ser subdividido em algumas etapas:
a) Aferição: antes do início de qualquer serviço, toda a geometria da via permanente ferroviária é mapeada, analisando altura, alinhamento, inclinação e demais medidas
b) Levantamento ou Suspensão da Linha: para que os trabalhos possam ser realizados, inicialmente os trilhos precisam ser ligeiramente suspensos, para que as demais tarefas possam ser realizadas
c) Nivelamento e Alinhamento: de acordo com a geometria especificada x geometria aferida na via permanente, são realizadas as correções necessárias
d) Socada: O equipamento utiliza mecanismos de compactação que ajustam a Superestrutura na Infraestrutura, sempre de acordo com as especificações
Além disso, periodicamente os dormentes, trilhos e elementos de fixação devem ser inspecionados e, caso estejam em desacordo com as especificações, devem ser substituídos por outros elementos em boas condições.
A construção e manutenção de vias permanentes ferroviárias é realizada por empresas especializadas, sendo muitas vezes consideradas ou realizadas através das chamadas Obras Especiais.
A Wasaki Engenharia é uma das maiores e melhores empresas do Brasil na execução e manutenção de Obras de Arte Especiais e em Vias Permanentes Ferroviárias.
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