Nos últimos anos, mesmo com o desenvolvimento considerável das áreas industriais e comerciais no país, o agronegócio permanece sendo o setor mais dinâmico da economia brasileira, contribuindo significativamente para a plena incorporação do Brasil no mercado mundial. O alto nível de relevância é, também, suportado pela utilização das ferrovias para este setor.
Com o crescimento contínuo, estima-se que o setor alcance uma produção de mais de 400 milhões de toneladas até 2035, significando, pelo menos, 40% do montante total das exportações brasileiras. Estes são alguns dados que testemunham a relevância do setor para a economia nacional e que pode ainda ser aperfeiçoado com um aproveitamento maior e melhor das ferrovias.
O transporte de cargas, realizado principalmente por meio rodoviário, representa uma limitação significativa para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, pois acarreta custos elevados. Esta realidade tem contribuído para a diminuição da capacidade de suprir as demandas do mercado externo de maneira equivalente às solicitações internas. Dessa forma, a utilização de ferrovias no setor agrícola se revela como uma modalidade facilitadora e integradora no processo de escoamento da produção agrícola brasileira a médio e longo prazo.
O Projeto Brasil, criado pelo Instituto de Engenharia, planeja desenvolver medidas que visem otimizar o sistema. Além disso, os agricultores tendem a sofrer com o custo de transporte rodoviário, pois muitas vezes são obrigados a manter uma frota de caminhões para percorrer estradas com condições asfálticas precárias, o que não ocorre com as ferrovias. Com isso, o transporte ferroviário surge como solução ideal para aqueles que buscam se tornar mais competitivos em relação à produção, tanto no cenário doméstico quanto no exterior.
Outra vantagem da implementação das ferrovias para o agronegócio brasileiro é o fato de possuir um custo de manutenção reduzido em comparação às rodovias. Isso se deve ao alto grau de resistência dos materiais utilizados na construção das linhas ferroviárias, assim como dos vagões e locomotivas. À medida que os níveis de violência e roubo nas rodovias brasileiras aumentam gradativamente, a ferrovia apresenta uma taxa muito mais baixa de incidentes desse tipo, tornando-se uma alternativa mais segura para o transporte de cargas.
Finalmente, o uso das ferrovias para fins agropecuários também contribui para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, o que é de grande importância para a produção agrícola. Ao exigir apenas uma locomotiva para transportar diversos vagões de carga, se minimiza consideravelmente a poluição, se comparado com o transporte da mesma quantidade de mercadorias por via rodoviária, que necessitaria de grande quantidade de caminhões.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia é uma organização especializada no fornecimento de serviços de engenharia de alta qualidade, além atuar na área ferroviária e rodoviária, sendo especialista em obras de infraestrutura, superestrutura e obras de arte. Fundada por profissionais experientes no ramo, oferece um serviço de excelência, comprometido com os melhores resultados para seus clientes.
Clique aqui e venha conhecer os nossos serviços!