O geodreno ou também conhecido como dreno fibroquímico é utilizado para eliminar a água do subsolo com o intuito de obter a estabilização do solo. Esta técnica é comumente aplicada em indústrias e na construção civil.
A elaboração de drenos verticais para adensamento ou compactação de solos moles foi realizada pelo engenheiro sueco Walter Kjellman, na década de 40, onde era utilizado a cartolina como drenante. Passado um tempo, um engenheiro de sua equipe, Oleg Wager, realizou a troca da cartolina pelos drenos sintéticos.
Este material sintético é colocado de forma vertical no terreno, podendo atingir até 30 metros de profundidade, e disposto em malhas, o que torna possível drenar e acelerar os assentamentos. De maneira geral, o geodreno é composto pelo miolo drenante e seu revestimento. Este impede a entrada de solo no miolo drenante, possibilitando a passagem de água. Já o miolo conduz a água até o ponto mais alto do terreno. Importante ressaltar que não existe uma norma específica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Esta tecnologia, em geral, é instalada com grande rapidez. Os equipamentos necessários para sua execução são: perfuratriz para pré-furo; equipamento de cravação; lança metálica de cravação (faca); ponteiras metálicas e ferramenta de corte. Importante ressaltar que a equipe deve ser capacitada para realizar o procedimento, respeitando as normas de segurança em todas as etapas, preservando assim a saúde dos profissionais.
O panorama acima nos permitiu ter uma visão do que se trata o geodreno, quando esse procedimento surgiu, a característica do material e equipamentos utilizados durante sua execução. Agora, passaremos a ter uma noção das etapas para sua efetiva realização. Lembrando que toda sua execução é previamente estudada.
Então, primeiramente, são marcados os locais onde serão colocados os drenos e depois inicia-se a cravação dos drenos por meio do equipamento de cravação com torre compatível à profundidade que o dreno deve alcançar. Há uma lança que leva o dreno até o final conforme descrito no projeto. O geodreno é colocado no interior da lança metálica de cravação, onde é preso a uma ponteira. Realizada a cravação, por fim, o geodreno é cortado de forma manual.
Esse sistema é vantajoso, pois acelera o processo em relação ao tempo de adensamento da camada de solo mole, sendo eficiente quando comparado a outros modelos e aos custos. Apresenta alta capacidade drenante, sem contar a uniformidade e a qualidade da fabricação industrializada.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia atua há 12 anos na construção civil por meio de reformas e adequações. Após um tempo, passou a prestar serviços tanto de infraestrutura quanto superestrutura em ferrovias e rodovias, além de outros serviços de engenharia.
A Wasaki conta com profissionais qualificados, assim como seus serviços, prezando pela sustentabilidade.
Clique aqui e conheça mais sobre os serviços oferecidos pela empresa.