Mais que atuar no transporte de passageiros, as ferrovias também são muito importantes no transporte de bens e mercadorias.
O desenvolvimento de toda grande nação passa pelo investimento em mobilidade urbana. Nesse quesito, um dos sistemas de transporte mais eficazes são os ferroviários. Eles são mais limpos, econômicos, menos propensos a acidentes e muito eficientes. Isso faz com que o transporte ferroviário seja um dos melhores meios de locomoção urbanos disponíveis.
Benefícios do transporte ferroviário urbano
Podemos conceituar o transporte ferroviário como sendo aquele executado por veículos que locomovem em ferrovias – também conhecidas como trilhos ou via férreas. Isso inclui o transporte realizado por trens, metrôs e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).
Na mobilidade urbana, esse meio de transporte é fundamental. Eles são as alternativas mais rápidas e seguras para milhões de pessoas nas cidades ao redor do mundo.
A velocidade média dos metrôs, por exemplo, costuma ser de 3 a 4 vezes maior que a velocidade dos automóveis nos centros urbanos. Isso se deve não só ao trânsito das grandes metrópoles, mas também ao fato do transporte ferroviário urbano ser organizado e monitorado, o que permite uma melhor gestão desses veículos.
Por conta do monitoramento, esse sistema de transporte também é muito mais seguro e eficiente. Enquanto no transporte urbano rodoviário é comum a ocorrência de vários acidentes todos os dias, são raros os incidentes graves nos veículos ferroviários.
Para o meio ambiente, então, o benefício é ainda maior. Devido à capacidade de transportar centenas de passageiros em um único veículo, e fazer amplo uso de energia elétrica, o transporte ferroviário é responsável por menos de 1% da emissão de CO2 de todos os meios de transporte existentes. Assim, o transporte ferroviário é o mais limpo entre todos os meios de transporte a motor.
Embora seja menos comum no Brasil, o transporte sobre trilhos é muito eficiente ao redor do mundo na mobilidade entre cidades. Em alguns países, alguns trens conectam grandes cidades a uma velocidade média maior que 300 km/h.
O papel das ferrovias no desenvolvimento socioeconômico
Mais que atuar no transporte de passageiros, as ferrovias também são muito importantes no transporte de bens e mercadorias.
Além de ser mais seguro e menos poluente, o transporte ferroviário é o meio mais barato e eficiente nesse tipo de transporte. Afinal, ele possui uma capacidade de carga muito maior e tem custos de manutenção muito menores em comparação ao transporte rodoviário.
Assim, as ferrovias permitem que os produtos sejam mais baratos e competitivos. Isso ajuda na criação de empregos e no aumento do PIB nacional, contribuindo para o desenvolvimento do país como um todo.
Dessa forma, ferrovias são ótimos investimentos de infraestrutura a qualquer país no longo prazo. Embora tenham um custo maior na implantação, os benefícios e baixo custo de manutenção fazem com que essa alternativa gere um ótimo retorno socioeconômico.
Desenvolvimento em mobilidade
Quando o assunto é infraestrutura ferroviária, a Wasaki Engenharia é referência nacional. Atuando na implantação, manutenção e revitalização ferroviária, a empresa contribui para o desenvolvimento nacional de forma sustentável e tecnológica.
Com mais de 300 projetos de sucesso Brasil afora, a empresa é reconhecida por promover as melhores soluções em engenharia.
Clique aqui e saiba mais.