Para aquecer a economia e atrair investimentos em 2022, o Governo Federal planeja uma série de ações quando o assunto é infraestrutura. Um dos principais destaques fica por conta dos investimentos em ferrovias. É esperado que esse setor seja bastante aquecido no ano em questão, seja por meio de investimentos do setor privado ou por parte do poder público.
O histórico recente mostra que o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, vem investindo pesado na questão das ferrovias, bem como rodovias, aeroportos, portos e etc. Dessa forma, apenas em 2021, foram mais de 108 obras entregues na área de infraestrutura, bem como 39 ativos que foram concedidos à iniciativa privada. O ritmo de investimentos, concessões e privatizações deve manter-se acelerado em 2022.
Programa Pro Trilhos
O programa federal Pro Trilhos é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores alavancadores dos investimentos em ferrovias no momento. Ele foi lançado ainda em setembro de 2021 e o objetivo central do projeto é justamente permitir e facilitar a ampliação da malha ferroviária brasileira.
Com isso, o resultado é que já existem 22 contratos assinados e publicados no Diário Oficial da União em 2022, visando a expansão da malha ferroviária. No total, são mais de 6.800 novos quilômetros em ferrovias. O Governo espera que a soma dos investimentos chegue ao valor de R$ 102,85 bilhões.
Além disso, é importante destacar que já existem mais de 79 pedidos formais junto ao Ministério da Infraestrutura para construção e operação de ferrovias em todo o país. Com isso, a expectativa é de novos 19 mil quilômetros de ferrovias em diversas regiões do Brasil comandados pela iniciativa privada. Ao todo, espera-se que 16 estados da federação sejam beneficiados e mais de R$ 240 bilhões em investimentos na economia brasileira.
Investimentos alavancados pelo Marco Legal das Ferrovias
Em 14 de dezembro de 2021 o Congresso Nacional terminou de apreciar a medida provisória 1.065/2021 que criou o Marco Legal das Ferrovias. Após a sanção presidencial, entrou em vigor, em caráter definitivo, o projeto que visa trazer mais simplificações quanto às burocracias e regulamentos envolvendo os investimentos e atuação do setor privado quando o assunto são as ferrovias brasileiras. Dessa forma, abriu-se a possibilidade de investimentos totalmente privados nos projetos em questão.
A grande mudança que está permitindo essa onda de investimentos nas ferrovias brasileiras é o fato de que a MP que virou lei permite a participação da iniciativa privada através do regime de autorização. Antes, porém, as empresas do setor privado apenas podiam participar mediante concessões, o que dificultava bastante o processo, haja vista as burocracias envolvidas.
O grande alvo de 2022 é a Ferrovia Ferrogrão
O Ferrogrão, como é conhecido popularmente, é nada menos que o maior projeto ferroviário do país. Por isso, o Ministério da Infraestrutura pretende trabalhar bastante para destravar este projeto ainda em 2022. Esse novo corredor ferroviário pretende fazer uma ligação direta entre Sinop, Mato Grosso, e Itaituba, Pará. O projeto possui, ao todo, 933 km de extensão e é um dos grandes alvos dos setores público e privado para este ano.
O grande objetivo por meio desse projeto é criar uma rota de escoamento alternativo para grãos, com destaque para a produção de soja e milho, proveniente da região Centro-Oeste. Os investimentos iniciais do Ferrogrão estão previstos na casa dos R$ 8,4 bilhões.
Dessa forma, visando recuperar a economia brasileira das consequências negativas em decorrência da pandemia, o Governo deve recorrer aos investimentos na área de infraestrutura. A bola da vez, como destacado, está nos aportes para projetos envolvendo a malha ferroviária brasileira. Sendo assim, grandes investimentos são previstos neste setor tanto em 2022 como nos anos seguintes. A modernização do modal ferroviário brasileiro é uma prioridade atualmente.
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