Desmoronamento de encostas pode ser parado por técnicas de contenção.
Uma encosta é o nome dado a qualquer um dos lados de uma elevação do solo, seja em uma montanha ou morro. Além disso, a encosta pode ser definida de acordo com a inclinação ou declive da montanha.
Porém, dependendo do estado da estrutura da encosta, ela pode eventualmente desmoronar e causar terríveis acidentes. Por isso, criaram-se técnicas para conter encostas.
Os muros de arrimo
O muro de arrimo, também conhecido como mudo de gravidade, pode ser construído usando vários tipos de materiais para usar como peso e estabilizar as encostas com eles, como cimento, pedregulhos e até sacos de cimento. Existem vários tipos de muros de arrimo, como muro de pedras, muro de gabião, Crib-Wall e Rip Rap.
A seguir vamos ver como funciona cada tipo de muro de arrimo.
Pedras
É o tipo de muro mais usado em quase todo mundo e em diferentes épocas.
Essa estrutura é construída com alvenaria armada e assentada usando argamassa de cimento com areia, e então apoiada em uma base de concreto enterrado.
Muro de gabião
O muro de gabião é feito com jaulas de metal enchidas, manualmente ou mecanicamente, de cascalho. Essas jaulas são feitas de aço galvanizado e de malhas hexagonais com torção.
Nesse tipo de muro a estrutura possui espaços vazios que o torna permeável já que possibilita a drenagem do fluxo de água que está sendo contido.
Além disso, o muro gabião é uma estrutura com bastante flexibilidade, suporta deformações sem o risco de rompimento e pode ser instalado seguindo o formato do solo.
Muro Crib-wall
Os muros Crib-Wall ou também chamados de “em fogueira” são obras formadas por elementos pré-moldados de concreto armado ou aço. As peças desse muro podem ser encaixadas ou parafusadas e podem ser enchidos com pedras ou solo compactado.
O motivo do nome “em fogueira” é devido à sua composição parecer uma estrutura de madeira, posicionadas para fazer grandes fogueiras.
Muro Rip Rap
O muro Rip Rap, também chamado de “muro de sacaria de solo-cimento”, é um tipo de muro construído com sacos de cimento. Esses sacos são preenchidos por uma composição de solo, cimento e água, então colocados em camadas sobrepostas e socados.
Hidrossemeadura
A erosão também pode ser evitada com a revegetação da superfície das encostas. Para isso, a técnica de hidrossemeadura que é constituída por um composto de sementes, mulch, água e outros aditivos, pode ser usada para criar uma plantação de raízes fortes para segurar a terra e conter o processo erosivo.
Solo grampeado
A técnica do solo grampeado consiste basicamente na instalação de grampos com cobertura de concreto projetado.
Wasaki Engenharia
Com uma diversificada equipe de profissionais, a Wasaki Engenharia trabalha no mercado de construção civil há mais de uma década, atuando essencialmente em projetos de infraestrutura e superestrutura rodoviária e ferroviária, além de obras e arte, e outras obras especiais.
Clique aqui e conheça os serviços oferecidos pela Wasaki Engenharia.