As obras de infraestrutura e superestrutura são de grande importância para a malha ferroviária. Elas são responsáveis por trazer mais segurança, durabilidade, bem como características físicas necessárias para que o projeto final seja capaz de atender todas as normas técnicas previstas.
O lastro é um componente importante quando o assunto é a parte de infraestrutura da via. Além dele, outras camadas como sublastro e camadas de reforço, como é o caso de subleito e leito também fazem parte desse tipo de componente da via ferroviária. Um ponto importante a ser destacado é que o comportamento e o resultado final da infraestrutura da via serão fundamentais para a estabilidade e eficiência da superestrutura. Ou seja, é preciso garantir uma infraestrutura de qualidade para que a superestrutura não seja prejudicada.
Uma das formas de construir uma boa infraestrutura é sabendo a função do lastro ferroviário, bem como a influência que ele possui na infraestrutura. O lastro é quase uma medida de qualidade da infraestrutura, ou seja, se for utilizado de forma inadequada pode resultar em perda de qualidade nesse componente da via ferroviária.
O que é o lastro ferroviário?
O lastro ferroviário é a camada superior da infraestrutura. É nessa camada onde confina-se e apoia-se os dormentes, também conhecidos como travessas. Os dormentes são as peças colocadas transversalmente na via férrea de forma que sirvam de apoio para o assentamento dos carris ou trilhos.
Em relação à composição, o lastro é geralmente composto por rocha triturada. Essas rochas são trituradas de forma uniforme para garantir uma superfície também uniforme. Mas é importante destacar que não é qualquer tipo de rocha que pode compor o lastro, afinal de contas, essa camada da infraestrutura será submetida a forças de natureza severa.
Em geral, essas rochas trituradas são pedras britadas, extraídas de rochas duras. Essas rochas devem ser especialmente resistentes à ruptura por compressão. Por isso, elas são divididas em duas categorias: a primeira delas é composta pelo quartzito – que possui resistência de até 2.000 kg/cm²; enquanto que a segunda categoria é formada por gnaisse, basalto e granito e tais rochas possuem resistência entre 1.000 e 2.000 kg/cm².
Qual a função do lastro ferroviário?
Para que uma combinação de rochas trituradas seja utilizada como lastro é preciso que esse material final atenda às condições de uso, bem como à função do lastro. Um exemplo disso é o fato de que o lastro deve ser capaz de distribuir, de forma uniforme, os esforços resultantes das composições ferroviárias. Essa distribuição deve ser feita tal que a tensão admissível da plataforma não seja superada em nenhum ponto.
Outra função muito importante do lastro ferroviário é manter a estabilização vertical da via. Essa é uma condição importante, pois quando a ferrovia for submetida às composições que passam por ela é necessário que haja total estabilidade para que não ocorram acidentes.
O amortecimento das ações dinâmicas das cargas dos trens que passam pela ferrovia é uma função essencial do lastro. Isso é possível graças à estrutura semi-elástica que permite condições físicas necessárias para amortecer os esforços.
Oferecer um caminho para drenagem, com o objetivo de permitir que a água da chuva seja descarregada da estrutura, é uma característica do lastro que deve ser destacada. Com isso, essa característica de drenagem faz com que a plataforma e os dormentes da estrutura sejam protegidos da ação destrutiva causada pela umidade.
Também destaca-se a função de nivelamento, bem como alinhamento da via por meio de socaria.
Wasaki Engenharia
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