A utilização de máquinas complexas é bastante comum no ramo da construção civil, por isso, é preciso saber todos os meios e métodos necessários para que o uso de tais equipamentos seja feito da melhor maneira possível. Nesse artigo, você aprenderá quais os principais procedimentos de segurança para a operação dos guindastes e como utilizar essas máquinas do jeito correto.
Guindaste
O guindaste é um aparelho usado principalmente para o transporte de objetos pesados, movendo-os para outros locais, de modo vertical e/ou horizontal. Para movimentar esse tipo de carga, esse aparato necessita de uma ou mais máquinas simples em sua estrutura, pois assim, o funcionamento desses componentes gera uma vantagem mecânica, facilitando o deslocamento dos objetos pesados.
Os guindastes são muito usados para transportar cargas e descarregar mercadorias, para construção civil e na montagem de mecanismos pesados. As partes que integram esses aparatos são:
-
Motor, seja elétrico ou de combustão interna;
-
Alavanca;
-
Polia;
-
Cilindro hidráulico.
Tipos de guindaste
Os guindastes podem ser encontrados em diversos modelos e com especificações que variam de acordo com as necessidades de quem irá usá-los. Os principais tipos são:
-
Ponte rolante;
-
Caminhão grua;
-
Celular;
-
Grua lateral;
-
Guindaste para decks;
-
Pick-n-Carry;
-
Guindaste sobre esteiras,
-
Sobre trilhos, etc.
Responsabilidade na operação do guindaste
Acidentes com guindastes causam enorme prejuízo, tanto no caso dos danos físicos quanto nas perdas financeiras, além é claro dos riscos à integridade física dos funcionários presentes no local. Para que esse tipo de fatalidade não ocorra, é preciso que o operador esteja operando a máquina de forma correta, além de estar em plenas condições físicas e mentais de realizar tal tarefa. Também é preciso que a empresa realizadora do serviço e o cliente estejam atentos a qualquer erro e irregularidade.
Habilitação
Para que o operador esteja preparado para manusear o guindaste, é imprescindível que o mesmo faça o treinamento para operação de guindastes. Nesse curso, o operador irá aprender todas as normas e técnicas necessárias para dirigir o aparelho de forma consciente, segura e eficiente.
Procedimentos para operar um guindaste
Como foi esclarecido ao longo deste artigo, operar um guindaste de maneira correta não é uma tarefa fácil. Por isso é preciso estar sempre atento e seguir à risca as normas de segurança, sendo elas:
-
NBR 7557 de Nov. de 1992: Especifica e estabelece as características operacionais dos guindastes com pneus;
-
NBR 14768 de Nov. de 2012: Prevê o básico necessário para a operação de guindastes, no tocante aos cálculos, vistorias e ensaios dos mesmos.
Além disso, é preciso atentar também às irregularidades que podem surgir durante a utilização das máquinas como:
-
Profissionais não capacitados;
-
Uso de ferramentas mal dimensionadas;
-
Não centralização do guindaste em relação à carga;
-
Danos no guindaste de qualquer natureza;
-
Exceder a capacidade de carga da máquina.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia está há mais de uma década presente no ramo da construção civil, iniciando suas operações em meados de 2010 com reformas e adequações.
Contando com um time eficiente e capacitado de profissionais, tem como principal objetivo oferecer aos clientes serviços de excelência e qualidade. Para saber mais, clique aqui.