Atualmente, tanto o betume quanto o piche estão relacionados a materiais de origem asfáltica indicados para impermeabilização, sobretudo de elementos de madeira. Confira abaixo as diferenças entre piche e betume, bem como sua utilização:
O que é betume?
Betume, bitume (do latim bitumine), breu, ou ainda betume da Judéia, é um mistura impura de hidrocarbonetos (moléculas formadas por átomos de carbono e hidrogênio, em geral obtidos a partir do petróleo). Nele podem estar incluídos, por vezes, depósitos de petróleo, asfalto ou mesmo gás natural.
Em sua forma sólida, o betume pode surgir como produto da evaporação ou destilação fracionada sofrida pelo petróleo bruto, já nos primeiros níveis de destilação do petróleo. O betume ainda pode ser originado de rochas asfálticas, que são solúveis em sulfureto de carbono.
Quais são os usos do betume?
Hoje em dia, o betume é utilizado (puro ou diluído em aguarrás ou terebintina):
- para fabricação do piche;
- para impermeabilizar madeira;
- impermeabilizante em geral;
- para a fabricar a tinta negra (isolante de telhados ou paredes).
Em enxertos (para cobrir cortes em árvores), o betume não é usado puro, mas com ele é feita uma massa composta por alcatrão, pó de madeira, verniz de nitrocelulose e materiais de enchimento.
O que é piche?
Piche é uma substância obtida da destilação do alcatrão ou da terebentina e depois é misturado ao betume (que funciona como ligante) e outros minerais, segundo a necessidade de aplicação. Sua cor é negra, a textura é resinosa e a viscosidade pegajosa. O piche é popularmente conhecido como “asfalto líquido”, mas tal termo não é usado por profissionais da engenharia.
Quais são os usos do piche?
O piche é utilizado para:
- construção ruas e estradas (asfalto);
- impermeabilizante de madeira e superfícies em geral.
Piche e betume na impermeabilização de madeira
Com realização à impermeabilização de produtos feitos de madeira, como cercas, postes, tapumes, barracões, tapumes, floreiras, entre outros elementos, ambos os materiais (betume e piche) podem ser utilizados. Essa impermeabilização forma uma barreira física para evitar que a água entre em contato constante com a madeira (uma matéria orgânica sujeita a danos).
Piche e betume na fabricação do asfalto
Por padrão na produção de asfalto, sua composição é uma mistura de piche, pó de pedra, areia e gravilha. Tal mistura é assentada nas ruas e estradas por compressores. Tal padrão é regulamentado pela ABEDA — Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto.
Betume e piche são utilizados distintamente – o primeiro serve de matéria-prima para fazer o segundo.
Sobre a Wasaki Engenharia
No ramo da construção civil há mais de 20 anos, a Wasaki Engenharia atua em diversos segmentos aliados à qualidade de serviços. A equipe de profissionais de diversas áreas está sempre focada na melhor gestão de suas obras.
Clique aqui e saiba mais.