No século XIX foi construída a primeira ferrovia do Brasil, enquanto o país ainda estava sob o regime imperial.
Um projeto de sucesso, responsável pela construção da Estrada de Mauá, que ficava no estado do Rio de Janeiro, capital do país na época.
O responsável por essa grande empreitada foi Irineu Evangelista de Sousa, conhecido como o famoso Barão de Mauá. Ele era um grande empresário industrial, banqueiro e investidor brasileiro, e teve um papel muito importante para o investimento e exploração da ideia de construção da primeira ferrovia do Brasil, que posteriormente teve a alcunha concedida a ele, no nome da ferrovia.
Assim nasceu a primeira ferrovia do Brasil, inaugurada pelo Barão de Mauá e com o apoio do Imperador Dom Pedro II, no dia 30 de abril de 1854.
Motivos pelos quais nasceu a primeira ferrovia do Brasil
Muitos foram os motivos para construir a primeira ferrovia do Brasil. Logo após as várias nações do mundo construírem suas ferrovias, o Brasil sentiu a necessidade de se adaptar às grandes inovações que cresciam a cada dia, se alinhado aos países de primeiro mundo.
Lógico que um país como o Brasil, com uma dimensão imensa, precisava, na época, ligar os territórios nacionais, mas isso teria que acontecer de uma forma muito bem estudada e bem investida. O primeiro passo era o mais importante! Por isso a construção da Estrada de Ferro Mauá, a primeira ferrovia do Brasil, foi fundamental.
No século XIX, o regime imperial começava a perder forças importantes para o país – a exportação e importação eram a base do sistema e seria essencial que essa base fosse mantida, junto com o desenvolvimento produtivo interno.
Como na época o Brasil era um dos principais produtores de café, o meio utilizado para importar e exportar os grãos eram os navios, que viviam num fluxo constante e vinham, principalmente, de Portugal.
Esse foi um dos principais motivos pelo qual era tão essencial melhorar e explorar as produções cafeeiras, adaptando-se a modelos de modernidade, aperfeiçoando o abastecimento do produto e o fluxo entre municípios e pessoas. Assim nascia a Estrada de Ferro Mauá!
Essa foi a abertura para uma era de crescimento. Logo após sua construção, novas ferrovias foram ganhando forma, resultando num aumento significativo da produtividade e, principalmente, da comercialização do café e vários outros produtos.
Trajeto da Estrada de Ferro Mauá
A Estrada de Ferro de Mauá tinha uma extensão de aproximadamente 14,5 km, que ligava o Porto de Mauá a Fragoso (RJ), que nos dias de hoje corresponde a um bairro do município de Magé.
Sua principal função era abastecer os trens com as cargas que chegavam dos portos e garantir que chegassem aos municípios pela ferrovia. Com o passar do tempo, o trajeto aumentou, passando dos 15 km.
É sempre muito importante o surgimento de novidades, principalmente quando traz inovações que geram soluções pontuais, proporcionando crescimento e lucro – e com a construção da Estrada de Ferro de Mauá isso foi muito bem ilustrado.
A construção da primeira ferrovia do Brasil ampliou as formas de transportar as mercadorias, trouxe melhora na qualidade da entrega, tanto das exportações como no abastecimento, garantindo agilidade nas importações. Novas empresas e empresários começaram a investir, ajudando no crescimento das ferrovias.
Esse foi um exemplo do quão importante é ter um bom projeto de engenharia!
A Wasaki Engenharia entende a importância das ferrovias brasileiras e trabalha com excelência do mercado, garantindo a melhor gestão para sua obra.
Clique aqui e saiba mais.