A análise do solo é um dos processos mais importantes no decorrer de uma obra de engenharia.
Saber exatamente quais são as especificações do solo onde será desenvolvido um projeto com estruturas complexas é essencial para determinar possíveis alterações que precisam ser feitas, bem como concluir se o local é indicado ou não para aquele tipo de obra em questão. Por isso, vários ensaios podem ser realizados com essa finalidade e a sondagem rotativa é um exemplo disso.
A sondagem rotativa nada mais é do que um ensaio técnico, cujo principal objetivo é estudar as características estruturais do solo. Esse tipo de técnica é uma das mais utilizadas no mercado, pois ela gera um relatório completo com vários pontos importantes para que o projeto possa ser colocado em prática.
Dessa forma, é possível afirmar que a principal finalidade da sondagem rotativa é justamente oferecer um relatório técnico capaz de descrever as características mais importantes do solo analisado. Esse pode ser um ponto fundamental para uma obra definir o tipo de fundação que será aplicado no projeto, por exemplo. O tipo de rocha no subsolo será determinante para a escolha da fundação e o estudo através da sondagem rotativa oferece as informações necessárias para fazer esta análise.
Um dos motivos que justifica a larga utilização do processo de sondagem rotativa é que este é um processo robusto. Em outras palavras, o ensaio técnico aqui destacado pode ser aplicado nos mais diversos tipos de solos, mesmo aqueles com forte incidência de rochas. Além disso, a técnica em si não é muito complicada, precisando apenas de um maquinário também robusto para a execução do ensaio e coleta das informações desejadas.
Quais são os equipamentos empregados nesta técnica?
O ato de perfurar solos e analisar rochas não é algo tão simples na prática. Ou seja, é preciso que o responsável esteja munido dos equipamentos corretos para que o ensaio seja feito da melhor forma possível a fim de garantir os dados técnicos com precisão. No caso da sondagem rotativa alguns equipamentos são indispensáveis, dentre os quais se destacam:
-
Sonda rotativa;
-
Tripé de apoio;
-
Barriletes;
-
Coroas;
-
Hastes;
-
Tubos de revestimento;
-
Calibradores;
-
Motobomba de água.
Dentre os equipamentos destacados acima, um dos mais importantes é, sem sombra de dúvidas, os barriletes. Eles nada mais são do que os tubos ocos cuja principal função é justamente armazenar o material coletado após a perfuração do solo. Com isso, o material recolhido via sondagem rotativa ficará preso na primeira haste que penetra o solo e poderá ser recolhido posteriormente para que todos os estudos técnicos sejam realizados visando descobrir as características do solo em análise.
Portanto, fica evidente que o estudo do solo é um dos pontos mais importantes no planejamento de uma obra. É esse estudo inicial que irá definir os demais passos do projeto, pois mudanças no solo podem ser necessárias ou simplesmente aquele local não é adequado para a obra em questão. Sendo assim, recorrer a técnicas modernas, robustas e precisas, como no caso da sondagem rotativa, é de extrema importância para garantir com que todo o projeto seja desenvolvido sem nenhum imprevisto, custos extras ou com falta de segurança.
Wasaki Engenharia
Com mais de 10 anos de atuação no mercado de engenharia visando um Brasil melhor, a Wasaki Engenharia é referência quando o assunto é solução por meio de projetos de engenharia. A empresa se destaca por vários motivos, dentre eles o uso de tecnologia para encontrar as melhores soluções, além de projetos, visando a questão da sustentabilidade
Para conhecer todas as áreas de atuação da Wasaki e os serviços prestados é só clicar aqui.