Sobre os trilhos: de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa

Uma das atrações mais conhecidas e visitadas da Serra Gaúcha é o passeio de Maria Fumaça que vai de Bento Gonçalves até a cidade de Carlos Barbosa, apelidado de Trem do Vinho.

E engana-se quem pensa que esse passeio sobre trilhos é apenas uma forma mais nostálgica de transitar de um ponto a outro. A verdade é que o Trem do Vinho é um espetáculo à parte e vale muito a pena viver essa experiência. Confira mais detalhes a seguir:

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA: BENTO GONÇALVES A CARLOS BARBOSA

Neste passeio a Maria Fumaça percorre um caminho de 23 quilômetros partindo de Bento Gonçalves, cidade muito querida por quem gosta de apreciar bons vinhos, e indo até Carlos Barbosa, sendo uma maneira muito interessante de explorar aquela região Uva e Vinho.

Tudo começa com uma calorosa recepção na estação de Bento Gonçalves, iniciando os trabalhos com uma degustação de vinho. Depois disso, todos os turistas embarcam e a viagem de aproximadamente duas horas de duração a bordo da Maria Fumaça começa. Ao longo dos mais de vinte quilômetros de trilhos, os passageiros contam com diversas atrações tipicamente italianas e gaúchas, brindando a integração brasileira com os imigrantes italianos.

Entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa há ainda uma parada em Garibaldi, onde todos são recebidos com músicas típicas e podem provar de sucos de uva e espumantes moscatel. De lá o trem segue viagem até o seu destino final, quando uma nova apresentação musical italiana acontece. Após essa última confraternização é possível seguir de volta para Bento Gonçalves ou ficar e curtir Carlos Barbosa.

O percurso percorrido de uma cidade a outra pelos trilhos é bastante arborizado e tranquilo e há ainda a incrível parada no Parque Temático Epopeia Italiana para assistir a uma encenação tipicamente italiana, contando com cenários que criam uma atmosfera bastante aconchegante para os visitantes, que saem de lá após cerca de quarenta minutos sabendo mais sobre o processo de imigração dos italianos para o Brasil.

Além da tradicional rota de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa de trem, pode-se fazer o passeio de Maria Fumaça partindo de Carlos Barbosa e chegando em Bento Gonçalves. A diferença é que os turistas que decidirem por esta segunda opção devem pegar um ônibus que sai de Bento Gonçalves rumo a Carlos Barbosa. De lá, o caminho de volta a Bento Gonçalves é feito a bordo do trem.

Agora que ficou claro o quanto esse passeio de Maria Fumaça é incrível, chegou a hora de falar sobre algumas dicas importantes para tornar esse momento turístico e cultural ainda mais agradável. A primeira dica é sobre horário: é importante ficar atento e chegar ao ponto de partida com algum tempo de antecedência – a companhia responsável pelo passeio chega a sugerir que os turistas se adiantem em uma hora.

Em segundo lugar, vale dizer que o ideal é que quem vai curtir o Trem do Vinho opte por vestimentas mais confortáveis, para conseguir aproveitar com mais tranquilidade todas as atrações. Por fim, considerando que só o trajeto de trem de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa dura cerca de duas horas e há paradas para curtir outras atrações pelo caminho, recomenda-se que sejam separadas pelo menos quatro horas do dia para se dedicar ao passeio.

A WASAKI ENGENHARIA

Pensando sempre em construir um Brasil melhor para todos, a Wasaki investe em projetos de engenharia inovadores, atuando com respeito à natureza, seriedade e solidez para entregar aos seus clientes as melhores soluções no ramo ao prestar serviços de qualidade, contando com uma equipe de profissionais experientes e preparados para atender às mais diversas necessidades.

Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima