As ferrovias são importantes para integração territorial, bem como para questões como a economia e o sistema de transporte de um país. Por isso, é extremamente comum encontrar várias obras de ferrovias em países ao longo do mundo, principalmente naqueles com extensa faixa territorial.
E dentre todas as ferrovias do mundo, uma delas se destaca por ser a maior: trata-se da Ferrovia Transiberiana. Essa ferrovia é icônica em vários aspectos, desde as complexas soluções em engenharia que resultaram em uma das obras mais incríveis do setor ferroviário até o fato de que ela corta três países, sendo eles Rússia, Mongólia e China. Ligando as capitais russa e chinesa, Moscou e Pequim, respectivamente, essa é nada menos do que a maior viagem de trem do mundo, sendo que em sua rota principal ela possui quase 10 mil quilômetros.
Além da grande obra de engenharia, a Ferrovia Transiberiana também é conhecida por servir como uma espécie de turismo ferroviário. A grande rota permite com que os passageiros tenham contato com várias cidades, diferentes culturas e muito mais. Dentre as rotas disponíveis, duas são consideradas as mais importantes:
-
Rota Moscou-Vladivostok, que não precisa que o passageiro saia do território russo, sendo esta denominada a rota principal;
-
Rota Moscou-Pequim, que liga China e Rússia com uma rota que também passa pela Mongólia.
Para se ter uma ideia das dimensões envolvidas na maior ferrovia do mundo, um passeio completo pela Transiberiana leva nada menos do que 7 a 8 dias. Outro detalhe curioso é que uma travessia completa pela Transiberiana faz com que o passageiro passe por nada menos que 8 fusos horários diferentes ao longo do trajeto. São 64 paradas, nas viagens mais econômicas, além de 87 cidades e 16 rios que são cruzados pela maior ferrovia do mundo.
Além disso, vale destacar que existem ao todo quatro tipos de trens disponíveis para esse tipo de viagem. Os trens são devidamente equipados com cabines que variam desde as opções mais econômicas, que comportam duas camas e um banheiro externo, até cabines mais luxuosas com duas camas, banheiro privativo e armários para guardar os pertences. A alimentação pode ser feita por meio dos vagões restaurantes que funcionam normalmente em todo o percurso.
Em relação ao contexto histórico, a Transiberiana começou a ser construída em maio de 1891, sendo que pouco mais de 89 mil pessoas estiveram envolvidas no projeto. O projeto só foi finalizado no século seguinte, exatamente em 1916. Uma curiosidade é que a parte de eletrificação, por exemplo, só foi finalizada em 2002.
Essa ferrovia é considerada pelos russos como fundamental para a integração territorial, econômica e cultural do país. Cerca de um terço das exportações russas passam pela Transiberiana em algum momento, destacando sua importância para o escoamento da produção russa para diversas partes do mundo, sobretudo a Ásia.
Dessa forma, é possível concluir que as ferrovias apresentam um papel fundamental quando o assunto é o desenvolvimento e integração de um país. Com isso, qualquer país que vise um projeto de desenvolvimento estratégico no curto e longo prazo deve pensar seriamente no desenvolvimento de ferrovias que facilitem a integração regional.
Wasaki Engenharia
Com mais de 10 anos de experiência no mercado e desenvolvendo projetos para um Brasil melhor, a Wasaki Engenharia é uma das referências do mercado quando o assunto é projetos inovadores. A empresa também atua no setor de ferrovias, tendo como principais obras nessa área a terraplanagem e drenagem em ferrovias de SP além da ligação do ramal interno da Klabin com a ferrovia da Rumo Logística.
Para mais informações é só clicar aqui.