Um dos pontos mais importantes em uma obra de engenharia é a definição sobre o uso de um telhado ou uma laje como cobertura.
Esse é um detalhe importante, uma vez que a cobertura tem papel central no projeto, pois é ela que protege o ambiente de chuvas, ventos e demais ações do clima. Por isso, entender as diferenças entre laje e telhado, bem como suas aplicações é uma tarefa fundamental para o responsável pela obra.
A princípio, vale destacar que muitas pessoas acham que laje e telhado não dispõem de nenhuma diferença, a não ser a parte estética. No entanto, a realidade é bem diferente. Com isso, entender quais as diferenças e impactos que o telhado ou a laje terá na estrutura final é uma questão extremamente relevante para todo o projeto e a definição de qual solução é a mais interessante.
Telhado
O telhado nada mais é do que uma estrutura de madeira, montada sobre as paredes da construção, onde é ajustado um conjunto de telhas. Um exemplo clássico de telhado é aquele inclinado, formando os lados de um triângulo. Uma das vantagens do telhado é que ele pode ser arranjado de várias formas, de acordo com as necessidades do projeto bem como as ações do clima no local. Além disso, existem vários tipos de telhas que podem ser usadas para formar um telhado. O objetivo desse tipo de estrutura é fazer uma montagem tal que não haja infiltrações em períodos de chuva.
Em geral, o telhado pode ser usado na maioria das casas e projetos similares. Apenas é preciso que as telhas sejam instaladas da forma correta ao longo de todo o telhado, do contrário os problemas de infiltração serão grandes em tempos chuvosos.
Laje
A laje, assim como o telhado, tem a função de proteger a construção. O design de uma laje é praticamente constante em qualquer tipo de obra, exigindo apenas uma estrutura de concreto plana, que é apoiado sobre as paredes com vigas de reforço para aguentar a estrutura final da laje. Ela também pode ser utilizada em todos os tipos de construções, desde que observados os devidos parâmetros técnicos para a laje não romper e desabar.
A grande diferença entre laje e telhado é que a primeira pode ser utilizada para diversos fins. É possível montar uma área de festas, um jardim e etc. O telhado, por sua vez, não permite esse tipo de uso do espaço.
Já em relação aos custos, o preço final vai depender daquilo que se busca no projeto. Uma laje pode ter um custo acessível, porém, se for uma laje impermeabilizada, que é mais robusta, o preço final pode ser bem maior. O mesmo vale para o telhado, pois se ele possuir muitos recortes e for mais sofisticado, certamente custará bastante para o projeto sair do papel.
Dessa forma, tanto a laje como o telhado podem ser soluções para a cobertura de um projeto em engenharia. É preciso levar em consideração aspectos como custos e se será feito uso do espaço final, pois apenas a laje permite com que a área do telhado possa ser utilizada no dia a dia.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia é referência no mercado quando o assunto é solução em engenharia. São mais de 10 anos de experiência desenvolvendo projetos para um Brasil melhor. Processos bem pensados, uso de tecnologia, profissionais altamente capacitados e projetos com viés sustentável são alguns dos diferenciais da Wasaki.
Para conferir todas as áreas de atuação e os serviços prestados é só clicar aqui.