As principais diferenças entre detonação e deflagração

As deflagrações são processos térmicos que seguem radialmente para fora em todas as direções através do combustível disponível, longe da fonte de ignição.

À medida que o volume da zona de reação se expande, maior área de superfície encontrará mais combustível, como a superfície de um balão inflável. A reação começa pequena e reúne energia com o tempo. Este processo ocorre em velocidades que dependem muito da química do combustível.

Estas velocidades são inferiores à velocidade do som no combustível (A velocidade do som através de um material não é constante, mas depende da densidade do material; quanto maior for sua densidade, maior será a velocidade do som através dele).

As deflagrações, então, são reações termicamente iniciadas propagando-se a velocidades subsônicas através de materiais como: misturas de gás natural e ar, gases LP e ar, ou vapores de gasolina e ar; propulsores de pó preto ou nitrocelulose (base simples) ou combustíveis para foguetes.

As detonações são muito diferentes. Embora uma detonação ainda seja quimicamente uma reação de oxidação, ela não envolve uma combinação com oxigênio. Ela envolve apenas moléculas especiais quimicamente instáveis que, quando energizadas, dividem-se em muitos pedaços pequenos que depois se recombinam em diferentes produtos químicos, liberando quantidades muito grandes de calor à medida que o fazem.

Os explosivos são definidos como materiais destinados a funcionar por detonação, tais como TNT, nitroglicerina, C4, ácido pícrico e dinamite. As velocidades de reação são maiores que a velocidade do som no material (ou seja, supersônico).

Cabe-se notar que alguns materiais podem fazer a transição da deflagração para a detonação dependendo de sua geometria (galerias longas e retas ou tubos), temperatura inicial e modo de iniciação.

Os efeitos das detonações são muito diferentes dos efeitos das deflagrações. As deflagrações tendem a empurrar, empurrar e empurrar, muitas vezes com estilhaços muito limitados e pouca produção de fragmentos. As detonações, por outro lado, tendem a estilhaçar materiais próximos com fragmentos impulsionados a uma velocidade muito alta. Não há tempo para se mover e aliviar a pressão, portanto os danos tendem a ser muito mais localizados nas proximidades da carga explosiva do que uma deflagração cujos danos são mais generalizados. Os danos de uma deflagração tendem a ser maiores longe do ponto de ignição, pois a energia de reação cresce com a frente de reação em expansão (chama).

WASAKI ENGENHARIA

Na área de construção civil, as detonações são usadas em rochas, pedreiras, mineração, subterrâneas, sub-aquáticas, e são bastante usadas em projetos de rodovias e ferrovias.

Wasaki é especialista em infraestrutura rodoviária e ferroviária, auxiliando o setor público e privado em obras de quaisquer portes e complexidades.

Clique aqui e conheça os serviços oferecidos pela Wasaki Engenharia.

Rolar para cima