Dicas de passeios de trem em Minas Gerais

Viajar de trem é, muitas vezes, uma necessidade quando é preciso fazer grandes deslocamentos entre cidades ou até mesmo entre estados. No entanto, o que muita gente ainda não sabe, é que a viagem de trem também pode ser um passeio. Esse tipo de lazer vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. Um dos destinos prováveis e mais indicados é Minas Gerais, que dispõe de várias opções neste sentido.

Passeio de maria fumaça São João del Rei – Tiradentes

Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos passeios mais icônicos de Minas Gerais quando se fala em trem. Com capacidade para até 280 passageiros, esse passeio dispõe de uma extensão total de 12 km de ferrovia e dura aproximadamente 40 minutos. O passeio se dá por meio da famosa Estrada de Ferro Oeste Maria Fumaça, inaugurada ainda no século 19.

No trajeto, é possível apreciar as belezas de São João del Rei. No mais, existe uma parada de 3 horas entre as viagens, o que permite com que os turistas possam conhecer algumas cidades históricas ao redor.

Passeio Trem das Águas entre São Lourenço – Soledade

Trajeto entre duas famosas estações ferroviárias de Minas Gerais, São Lourenço e Soledade, o passeio é realizado ao longo de 20 km, contando com ida e volta. A duração total é de duas horas, já levando em consideração as paradas. O passeio é oferecido para até 450 pessoas.

Dentre a simplicidade e a natureza da pequena Soledade, quem faz esse passeio também pode aproveitar para conhecer o artesanato local. A melhor foto da viagem pode ser tirada na cascata artificial.

Trem da Vale Ouro Preto – Mariana

Essa é uma programação que não pode ser deixada de lado por quem ama trem e vai visitar Minas Gerais. O passeio destacado é conhecido por ligar duas históricas cidades do interior mineiro: Ouro Preto e Mariana. São 18 km de muita paisagem natural e beleza incomparável, que é resultado direto da mescla entre as vegetações de Mata Atlântica e Cerrado.

A capacidade total é de 292 passageiros por viagem, sendo que a duração do passeio é de uma hora.

Trem da Serra da Mantiqueira Passa Quatro x Coronel Fulgêncio

Com 12 km entre as estações Passa Quatro e Coronel Fulgêncio, esse passeio é um dos mais originais. Na estação de embarque, por exemplo, é possível se divertir com a exposição fotográfica. Um dos pontos altos da viagem é a parada intermediária na estação Manacá, que possui uma feira de artesanato local além de barracas de comidas típicas da culinária mineira.

A capacidade total desse passeio é de 118 passageiros, sendo que ele pode ser feito em 2 horas, já contando as paradas.

Conhecer pontos históricos de Minas Gerais é uma programação que precisa ser inserida nos planos. O passeio de trem por esse estado tão querido do Brasil é uma programação recheada de diversão, conhecimento e muita cultura. São opções para todos os gostos, possibilitando viagem em família, com amigos e até mesmo sozinho.

Wasaki Engenharia

Quando se fala em soluções em engenharia, a Wasaki Engenharia não pode deixar de ser citada. Essa é uma empresa referência na área, pois já atua há mais de uma década no mercado brasileiro com projetos que visam um Brasil melhor. A empresa se destaca por obras de alta qualidade nas áreas de infraestrutura e superestrutura ferroviária, além de desenvolver soluções que levam em consideração o assunto sustentabilidade.

Para conhecer todas as áreas de atuação da Wasaki é só clicar aqui.

Rolar para cima