De que maneira é realizada a manutenção do trilho do trem?

O modal ferroviário é um dos mais importantes meios de transportes para a economia de diversos países. No Brasil, que dispõe de uma área territorial de dimensões continentais, essa importância cresce ainda mais. Assim, possuir um sistema ferroviário capaz de escoar cargas e pessoas entre as várias regiões do país é essencial para o desenvolvimento brasileiro. Para isso ser possível, é necessário dispor de infraestrutura de qualidade nas ferrovias brasileiras.

Uma das formas de manter a infraestrutura que abriga o sistema ferroviário em excelentes condições é por meio de manutenções. Um exemplo disso é a manutenção do trilho do trem, ponto fundamental na preservação da estrutura, garantia de segurança no transporte e durabilidade desse componente. Esse tipo de manutenção deve considerar vários parâmetros como, por exemplo, o tipo de material envolvido, durabilidade, tamanho do trilho em questão, peso máximo suportado pela estrutura, resistência do equipamento, etc.

Vale destacar haver um desgaste natural desse componente com o passar do tempo. Dessa forma, a manutenção dos trilhos não pode ser encarada como apenas um detalhe e sim uma obrigação para garantir segurança do transporte de cargas e pessoas através de trens.

Para entender como se dá o processo de manutenção também é importante conhecer um pouco da estrutura do trilho em si. No Brasil, a maior parte dos trilhos é composta por três outras estruturas: patins, que fica localizado na parte inferior que oferece sustentação à estrutura; boleto, parte superior e que está em contato com as rodas dos trens; por fim, existe a chamada alma, sendo a responsável por conectar boleto e patins. Com isso, é possível afirmar que as manutenções irão se concentrar em detectar problemas nessas três partes citadas, bem como determinar formas de preserva-las.

Como é feita a manutenção dos trilhos dos trens?

Em decorrência do alto peso envolvido no transporte de cargas, por exemplo, as estruturas do trilho acabam sofrendo uma enorme pressão. Com isso, o material começa o processo de desgaste. Uma vez que esse problema só é detectado quando está exposto nas extremidades da superfície que compõem o trilho, é fundamental encontrar esse tipo de problema antes que ele cause acidentes. Sendo assim, a manutenção por meio de ultrassom é a forma mais inteligente de prever esse desgaste. Esse equipamento consegue encontrar desgaste na estrutura do trilho por meio da detecção de vibrações através do aparelho.

Fazer manutenções no boleto também é algo recorrente, uma vez que esse é o componente que mais entra em desgaste, haja vista a fricção constante com as rodas dos trens. Assim, fazer o esmerilhamento do boleto é de suma importância para aumentar a vida útil desse componente. Equipado com esmerilhadeiras, faz-se a eliminação de fraturas e pequenos defeitos ao longo do boleto por meio de uma técnica de abrasão.

Outro procedimento muito comum quando o assunto é a manutenção de trilhos é a soldagem. Essa pode ser uma solução imediata e segura, caso seja necessário fundir diferentes partes de um trilho. A medida em questão também é muito utilizada quando é preciso eliminar fraturas na parte externa do trilho.

Manter as estruturas que compõem um trilho em bom estado é uma das tarefas mais importantes do setor ferroviário. Esse é um dos principais meios de transporte para o escoamento de diversas cargas em todas as regiões do país. Sendo assim, para que o transporte seja seguro, eficiente e prático é necessário que os trilhos estejam em boas condições. Além disso, é por meio de manutenções preventivas que serão identificados vários tipos de erros que podem causar danos e acidentes graves no futuro.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia, com seus mais de 10 anos de atuação no mercado de soluções em engenharia, já é uma das referências do mercado quando o assunto é o desenvolvimento de projetos eficientes e com excelente custo benefício para o cliente.

Além de atuar no segmento de obras urbanas, a Wasaki também atua nos setores rodoviário e ferroviário, desenvolvendo infraestrutura e superestrutura para ambos.

Para mais informações é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima