As balanças de pesagem são utilizadas nas ferrovias para auferir eventuais excessos de peso, que se não controlados, podem acarretar danos nos trens e vagões, ou ainda nas ferrovias nas quais circulam.
Existem dois grupos de balanças ferroviárias:
BALANÇA FERROVIÁRIA ESTÁTICA
Balança ferroviária estática é aquela na qual a pesagem é realizada com o trem totalmente parado, estático, portanto. A pesagem é realizada um vagão de cada vez, o que precisa ser posicionado e desengatado, sendo necessário que a locomotiva se mova para frente e para trás até concluir todo o processo.
Sua principal vantagem é que este tipo de balança é muito precisa, normalmente contando com selo do INMETRO. Atinge até 0,02% de precisão nos modelos mais modernos. Além disso, também é recomendada quando o pátio de pesagem não permite o uso de balanças dinâmicas — quer pela área pequena ou alguma dificuldade no layout.
As balanças ferroviárias estáticas costumam também apresentar uma facilidade de manutenção maior do que as dinâmicas. Em todos os modelos é necessária uma obra civil para sua instalação.
Dentre suas desvantagens, destaca-se o maior tempo necessário à pesagem, maior consumo de energia durante a duração do processo, e maior gasto de mão de obra durante o maior tempo de pesagem, tanto para operação da balança como para movimentação do trem e vagões.
BALANÇA FERROVIÁRIA DINÂMICA
A balança ferroviária dinâmica é aquela na qual a pesagem é realizada com o trem em movimento, numa velocidade previamente definida. A velocidade de pesagem depende do equipamento e do trem a ser pesado, e normalmente oscila entre 5 e 10 km/h, portanto muito mais rápidas que uma balança estática.
O software utilizado no equipamento de pesagem e sua calibragem são elementos essenciais para sua correta aferição, uma vez que a pesagem ocorre por eixos, e caberá ao sistema calcular o peso e tara por vagão e total.
Existem basicamente 3 tecnologias ou formas de instalação de uma balança ferroviária dinâmica:
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Instalando-se o elemento sensor (célula de carga) no próprio trilho
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Instalando-se o elemento sensor nos dormentes
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Utilizando-se BFDs portáteis nas quais os sensores são fixados nos trilhos e podem ser facilmente retirados
Alguns especialistas consideram que uma via com fluxo de 50 vagões por dia provavelmente irá requerer uma balança ferroviária dinâmica. Sua principal vantagem é a velocidade do processo de pesagem, consumindo menos recursos (energia e mão de obra) e apresentando uma precisão de até 0,1% ou mais.
Exigem uma área de pesagem maior e um layout adequado, pois apesar da maior velocidade durante o processo de pesagem, naquele período a via não poderá ser utilizada para outro fim.
As balanças ferroviárias dinâmicas costumam também apresentar uma facilidade de manutenção média, e na maior parte dos casos recomenda-se a contratação do próprio fabricante para tal fim.
Para sua instalação, em alguns modelos será necessária a instalação de uma plataforma rígida de concreto, mas para muitos equipamentos é possível instalar diretamente no dormente ou trilho.
Dentre suas desvantagens, destaca-se a utilização de mão de obra mais qualificada na pesagem e manutenção dos equipamentos e um pátio adequado a sua instalação.
WASAKI ENGENHARIA
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