As épocas chuvosas fazem parte do ciclo natural climático no Brasil e são de grande importância para nosso abastecimento agrícola, hídrico ou industrial, por exemplo, mas também trazem uma série de desafios consigo. Da mesma forma, as ferrovias são afetadas por esse fenômeno e devem receber atenção especial para garantir sua operação com segurança e eficiência nesses períodos.
Descubra a importância da manutenção ferroviária para evitar a erosão e deslizamentos do solo, assim como formas de reagir aos possíveis obstáculos desencadeados pelas chuvas.
Importância de obras de manutenção para evitar deslizamentos
As manutenções dos trilhos e vias já fazem parte de um cotidiano apropriado de funcionamento dos transportes terrestres, já que ocorre um desgaste constante durante seu uso, e as intempéries fazem com que esse processo se intensifique, tornando a frequência maior e tipo de trabalho mais especializado.
Acidentes relatados já no início do ano de 2023 mostram o valor dessas medidas, já que essas ocorrências continuam a aparecer ao longo dos anos. O noticiário britânico The Guardian, comentou um dos casos afirmando que esse é, ainda, um sinal de que precisamos nos adaptar às mudanças climáticas para acompanhar esse ritmo.
Os deslizamentos, uma das principais causas de acidentes durante as chuvas, motiva na maioria dos episódios o impedimento do trânsito na via, seja por bloqueio parcial ou total da rota, ou por colapso da via em si — como é visto em trechos de construção suspensa, como as pontes.
Quando os trens não são atingidos, o transtorno enfrentado é o atraso das cargas ou até o possível cancelamento da entrega. No entanto, se os veículos são diretamente impactados pelos detritos carregados pelas correntes, a situação se agrava. Pode ocorrer desde a perda da carga até mesmo mortes.
Como reverter o quadro de degradação
- Reconformação do solo: Essa é a técnica que busca retomar as características topográficas da área afetada de volta ao que se encontrava originalmente nesse ambiente, através de nivelação, por exemplo, garantindo uma estabilidade que permite o restabelecimento permanente da vegetação.
- Reconstrução de cercas: A inclinação de cercas já existentes pode ser um sinal de risco de deslizamento, já que elas servem como barreiras de apoio. Os mais indicados são os chamados muros de contenção, uma vez que cercas de estacas podem deixar os detritos passar entre os espaços e fendas das estacas. É também importante que eles estejam fixados profundamente.
- Plantio de árvores nativas: As raízes das árvores, plantadas nos locais adequados da inclinação, impedem que os sedimentos se desprendam e deslizem morro abaixo. Além disso, elas ajudam a regular o nível de umidade do solo, o tornando menos propenso a deslizamentos. Lembre-se sempre que as árvores devem ser nativas para ter um impacto natural no ambiente.
- Hidrossemeadura: Em alinhamento com a medida anterior, essa é a técnica que usa da pulverização de um composto de sementes e elementos favoráveis ao seu crescimento no solo visando a restauração da vegetação e, consequentemente, do terreno.
- Melhoria no sistema de drenagem: Com essa técnica é possível remover o excesso de água que pode estar causando uma maior fluidez e uma maior propensão ao deslizamento.
Esses são alguns dos meios de garantir uma condição sempre favorável em nossas vias ferroviárias.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia tem mais de 10 anos de atuação no Brasil, e já desenvolveu diversos projetos de infraestrutura e superestruturas para o desenvolvimento do país, como a manutenção e revitalização em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além de drenagem e terraplanagem de ferrovias em São Paulo.