Obras de prevenção: a solução para evitar deslizamentos de encostas em rodovias

Deslizamentos de encostas é uma realidade cada vez mais comum aqui no Brasil, principalmente em regiões mais vulneráveis, como rodovias. Esses incidentes podem apresentar grandes riscos à vida humana e às propriedades.

Em rodovias, é muito comum que ocorram deslizamentos de encostas em tempos com maior densidade de chuva ou por alguma moradia construída de forma irregular, o fato é que a atenção precisa ser redobrada nesses casos. Os iniciais e mínimos sinais de deslizamentos precisam ser considerados.

Deslizamentos de encostas

Os deslizamentos ocorrem, na grande maioria das vezes, por conta do escorregamento de materiais sólidos, como solos, em terrenos que possuem inclinação, neste caso, as encostas. Em locais onde a cobertura vegetal original foi retirada, existem mais possibilidade de deslizamentos. Isso porque, essa cobertura é responsável pela consistência do solo e, através das raízes, ocorre o escoamento das águas.

Esse fator pode ocorrer por causas naturais ou antrópicas – causadas pela ação humana – e produzem riscos graves à população. Pelo clima tropical do Brasil, que possui alto índice de chuvas durante o verão, esses locais se tornam um risco crescente.

É necessário que o poder público esteja mais atento a esses ambientes e que, obras de prevenção, sejam sempre realizadas.

Como evitar deslizamentos de encostas

Como já pontuado, os deslizamentos de encostas ocorrem por diversos fatores, entretanto, se forem realizadas obras específicas, esse fenômeno pode ser evitado. Em rodovias, é sempre importante que cuidados sejam feitos em prol do benefício dos condutores, isso porque há riscos iminentes quando ocorrem deslizamentos de encostas.

Entre as principais obras, podem ser citadas duas muito utilizadas e eficazes:

  • Recomposição do talude – por meio da execução de chumbadores, a contenção do talude por ser realizada. Isso deve ser feito com o solo grampeado.
  • Utilização do gabião – são produzidas normalmente por telas de arame recozido e resultante em uma estrutura que pode possuir tamanho e formatos diversos. Empilhados ou colocados lado a lado, compõem muros e barreiras que ajudarão na contenção de encostas.

Outras intervenções podem ser feitas para prevenção dos deslizamentos de encostas em rodovias, como carga de fase de talude (os quais são muros de terra), vegetação arbórea, selagem de fendas com solo argiloso, cimentado, tela argamassada, concreto armado, barreira vegetal, muro de espera, etc.

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