Qual é a diferença entre pátios ferroviários abertos ou fechados?

Para um maior transporte de cargas, o tamanho do trem e as qualidades das vias são importantes para o transporte ferroviário, por isso, a existência de pátios ferroviários no transporte sob trilhos são importantes trechos para a locomoção de vagões em plataformas até estações que percorrem todo o país. Mas, o que são pátios ferroviários?

Os pátios ferroviários são espaços, geralmente, planos com várias linhas, usados com ampla funcionalidade e a transferências de pessoas ou mercadorias entre os trechos ferroviários. A depender da rede de transporte, são escolhidos os tipos de pátios ferroviários abertos ou fechados que se diferem na funcionalidade e que contribuem para a flexibilidade operacional do transporte nessa via.

Entenda com o artigo a seguir, a diferença entre os pátios abertos e fechados, suas funcionalidades e controle.

Como são os pátios abertos?

Os pátios abertos, nada mais são, do que, locais físicos monitorados em uma estação por agentes, manobradores e outros profissionais do ramo ferroviário. Ou seja, as operações dependem totalmente dos trabalhadores das vias férreas, porém independente da modalidade, os pátios ferroviários carregam diversas funcionalidades importantes no transporte de cargas.

Quais as funcionalidades desses pátios?

Os pátios ferroviários têm como funcionalidade a carga e descarga de mercadorias, estacionamento, formação de trens, entre outras. Todas as funções dos pátios ferroviários são feitas em estruturas, como o Aparelho de Mudança de Via (AMV), que possibilita o circuito e transição de uma linha para a outra.

Ou seja, os pátios ferroviários têm como principal função o desenvolvimento e crescimento de terminais de transferência de trens.

O que são pátios fechados?

Esses pátios se diferem do anterior. Os pátios fechados são mais modernos por utilizarem um sistema para controlar seu funcionamento. Porém, esses pátios são locais amplos que também ocorre o gerenciamento e coordenação da via ferroviária.

Os dois tipos de pátios ferroviários também se distinguem pelo controle operacional.

Como são controlados?

Os pátios fechados são controlados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), um local que centraliza as informações da via, dos materiais circulantes e parados nos pátios. Pelo CCO, há o maior controle e segurança sobre os fluxos da via ferroviária, seja de equipamentos, tempo ou pessoas.

Diferente dos pátios abertos, controlados por pessoas e por mais que haja maior fiscalização, os pátios fechados utilizam um sistema mais moderno, tecnológico e centralizado. Com os pátios ferroviários fechados é possível ter melhor e mais rápida tomada de decisão e gerenciamento de todo o circuito estabelecido.

Wasaki Engenharia

Sabendo da importância dos pátios ferroviários, a Wasaki Engenharia conta com serviços de ponta, soluções sustentáveis e profissionais qualificados para o ramo ferroviário. A empresa se consolida no mercado há 10 anos em obras de infraestrutura e superestrutura ferroviária e rodoviária, compreendendo as especificidades de cada cliente e projeto.

Confira o site e conheça os serviços.

Rolar para cima