A mudança de via é uma das operações mais importantes de uma ferrovia, pois constantemente os trens precisam mudar sua trajetória inicial para chegar ao destino desejado.
Por isso, o chamado Aparelho de Mudança de Via (AMV) é um dos componentes essenciais de uma ferrovia, pois é através dele que essa manobra de mudança de via é realizada, como já sugere o seu próprio nome.
De forma menos técnica, o AMV nada mais é do que aquele desvio instalado em algumas partes da ferrovia. Vale destacar, também, que o AMV não é uma peça ou equipamento isolado, ou seja, ele possui vários outros componentes que atuam em conjunto para permitir com que a manobra de mudança de linha seja feita com facilidade e segurança.
Um ponto importante, principalmente nas empresas do segmento ferroviário, é justamente o conhecimento dos tipos de AMV bem como as normas técnicas que envolvem esse equipamento. Como o dimensionamento de um AMV requer muito conhecimento técnico e atendimento das normas regulamentadoras, é preciso conhecer profundamente esse assunto para desenvolver o melhor projeto possível.
AMV de controle manual
O AMV de controle manual é simplesmente um dos mais famosos em todo o Brasil, pois é bastante simples tanto no seu dimensionamento como na sua operação propriamente dita. Neste tipo de aparelho, a mudança de via dos trilhos irá ocorrer de forma manual. Isso é possível graças a uma alavanca que irá acionar as agulhas que movem os trilhos.
Tal ação é realizada manualmente por pessoas responsáveis pela tarefa. Apesar de ser mais simples e não exigir muitos cálculos técnicos para o seu projeto, o AMV de controle manual consegue entregar os mesmos resultados práticos que os demais tipos.
AMV de mola
O segundo tipo de AMV a ser destacado será aquele do tipo mola. Com isso, esse tipo de aparelho funciona com base na compressão, bem como no relaxamento de uma mola. Dessa forma, sempre que for necessário trocar a posição dos trilhos a mola sofrerá um relaxamento ou compressão, a depender do tipo de operação desejada.
Uma vez que a operação foi realizada com sucesso, a mola sofre o efeito contrário, resultando no retorno a posição original dos trilhos até que seja preciso fazer a troca da linha novamente.
AMV com controlador de circuito elétrico
Por fim, outro tipo de AMV bastante famoso é aquele com controlador de circuito elétrico. Neste caso, existe uma automatização do processo de movimento dos trilhos, controlado por um circuito elétrico.
É um dos tipos de AMV mais tecnológicos e, consequentemente, que exige mais cálculos técnicos e atenção durante o dimensionamento para evitar falhas técnicas.
Importância dos motores
A ação de um motor também é essencial para o funcionamento correto do AMV, não importando o seu tipo. Por isso, é fundamental ter uma atenção especial nessa questão. Vale destacar que será considerado o funcionamento do motor para então definir qual o tipo de AMV será instalado nos trilhos.
Portanto, fica claro que o AMV é um importante componente para o bom funcionamento de uma ferrovia. Sem esse tipo de aparelho a tarefa de mudança de via fica comprometida e a operação na ferrovia também, pois esse tipo de mudança é frequentemente necessário.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia é referência na área de soluções em engenharia. Nos últimos 10 anos de atuação no mercado, a empresa tem se destacado pelo desenvolvimento de importantes projetos em obras de infraestrutura e superestrutura ferroviária, realizando serviços de manutenção de superestruturas e infraestruturas, além de montagem de AMVs, dentre outros.
Clique aqui para conhecer o site da Wasaki e conferir todos os serviços oferecidos pela empresa.