A técnica de solo grampeado consiste na utilização de chumbadores para o reforço da contenção e dos taludes de uma obra.
Os componentes chumbadores são conhecidos como grampos que, além de serem resistentes à flexão composta, possuem uma característica passiva linear.
Normalmente, são utilizadas barras metálicas de diâmetro que podem variar entre 12,5 a 50 mm para a preparação dos grampos. Antes do enterramento, as barras recebem uma camada de cimento como revestimento para evitar corrosão do material. Após o procedimento preparatório, é iniciado o processo de perfuração e os chumbadores são enterrados no solo de forma horizontal ou vertical. Logo em seguida, os buracos são preenchidos por uma camada de concreto.
Na etapa seguinte, é realizada uma nova injeção de concreto nas aberturas para que todos os espaços vazios sejam preenchidos e que a aderência entre o solo e os chumbadores seja mantida. Por fim, a superfície do terreno é revestida por uma camada final de concreto projeto com o objetivo de evitar que ocorram erosões, deslizamentos, quedas de rochas e para garantir a estabilidade do solo. Essa sequência é repetida até que a altura total da contenção seja alcançada.
Utilização do Solo Grampeado
Antes de saber se o solo grampeado é ou não uma opção viável como técnica de contenção, é preciso que o terreno seja analisado por meio de sondagens, estudos topográficos e ensaios cirurgicamente acurados.
Porém, é recomendado que esse método seja utilizado em taludes de corte que estão acima do nível dos lençóis freáticos e possuam solos coesivos. Das variadas aplicações do solo grampeado para contenção na obra, podemos citar:
-
Auxílio no restabelecimento de estruturas de contenção;
-
Contenção de escavações de natureza permanente ou temporária;
-
Contribuição para o estabelecimento de taludes naturais, com ângulo de inclinação entre 45 e 70 graus.
Vantagens do uso do Solo Grampeado
A utilização do solo grampeado como procedimento de contenção traz consigo vários benefícios, dentre eles se destacam:
-
Baixo custo;
-
Adaptabilidade às condições locais;
-
Redução na quantidade de equipamento e materiais necessários para sua execução;
-
Flexibilidade e compacticidade em sua estrutura;
-
Fácil adaptação a solos de natureza heterogênea;
-
Agilidade e simplicidade na forma de execução;
-
Permite alterações no projeto como mudança do material exposto na escavação, por exemplo.
Wasaki Engenharia
A Wasaki Engenharia possui mais de uma década de experiência no ramo de construção civil, superestrutura e infraestrutura ferroviária e rodoviária.
A Wasaki disponibiliza serviços com qualidade, agilidade e segurança, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade em geral.
Clique aqui e saiba mais.