O Asfalto Frio é basicamente um Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) cujos aditivos e polímeros desaceleram a “cura” (endurecimento) do asfalto. Seu processo de fabricação é semelhante ao do Asfalto Quente, sendo as duas misturas compostas por britas, pó-de-pedra, ligante asfáltico e filler.
Fabricação do Asfalto Frio
No processo de fabricação do asfalto frio, o ligante CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) não é usado. Ao invés disso, uma forma dispersa do CAP em fase aquosa contendo aditivos, como exemplo estabilizadores, conhecida como Emulsão Asfáltica, é usada na mistura pois interage com os outros agregados úmidos que também são adicionados ao composto.
Às vezes, é preciso adicionar cal ao CAP pois, dependendo de qual foi a origem do material que foi adicionado à mistura, a aderência da mesma pode ser perdida.
Dependendo do teor do asfalto, do tempo de ruptura e de quais materiais são utilizados como reforço, existe a possibilidade de que a mistura da Emulsão tenha diferentes tipos de composição.
Para que o Asfalto Frio é usado?
O asfalto frio é comumente usado para a reparação de pavimentos asfálticos que sofreram desgaste ao longo do tempo, além ser usado para reparar e tapar praticamente qualquer tipo de buraco, independente de sua natureza.
Quando as normas e recomendações de armazenamento são seguidas de maneira responsável e diligentemente, a embalagem do produto pode ser estocada por até seis meses ou mais, dependendo da marca adquirida.
Quais as vantagens do uso do Asfalto Frio na pavimentação?
Devido à sua praticidade e simplicidade de aplicação e uso, o asfalto frio é capaz de recuperar trechos rodoviários com extrema facilidade. Aqui estão algumas de suas vantagens:
- É facilmente aplicável: Não há nenhum tipo de etapa pré-aplicação do produto ou qualquer outro tipo de componente que deva ser adicionado à mistura. O asfalto frio sai da embalagem pronto para uso. Só é preciso limpar o local da aplicação, abrir a embalagem e utilizar.
- Aplicação de Asfalto Frio: Para que o asfalto convencional seja aplicado e compactado, é necessária a utilização de rolos de chapa lisa e rolos de pneus, já que esse tipo de equipamento é empregado na execução de compactação de grandes áreas de asfalto em curto espaço de tempo. No caso do asfalto frio, uma placa vibratória ou até mesmo o pneu do carro ou caminhão é suficiente para realizar essa tarefa.
- Impermeabilidade: Diferentemente da maneira tradicional de pavimentar, o asfalto frio não precisa que outros componentes de asfalto sejam colocados à sua mistura. Ele é extremamente resistente à erosão e à água devido aos hidrorrepelentes que estão em sua constituição básica já de início.
- Segurança: As substâncias tóxicas que estão comumente presentes nos produtos utilizados na pavimentação do asfalto convencional não fazem parte da composição do asfalto frio, tornando-o assim inofensivo para as pessoas que fazem a aplicação e eliminando seus riscos à saúde e bem-estar.
Wasaki Engenharia
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