Fundamental para a manutenção da segurança do solo, a recuperação do talude garante também a conservação e estabilidade das estruturas em geral.
Devido a fatores naturais, como excesso de chuvas e deslizamentos ou mesmo por fatores provocados por ação humana, como a expansão da urbanização por meio de abertura de vias e loteamentos, o talude pode ter sua funcionalidade comprometida.
O que é um talude?
Talude pode ser definido como um plano de terreno inclinado que delimita um maciço terroso ou rochoso. Em outras palavras, o talude é um terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo.
Podem ser divididos em dois tipos: os naturais, que são formados naturalmente pela ação geológica, constituídos por solo residual ou coluvionar, podendo apresentar face plana ou curvilínea; e os artificiais, que são elaborados e construídos artificialmente por meio de técnicas de engenharia como por exemplo cortes em encostas, taludes de escavação ou de lançamento de aterros.
Qual a função do talude?
O talude tem como função primordial a preservação da estrutura e segurança do solo, evitando prejuízos diretos e indiretos tanto em relação a vidas humanas e integridade física, quanto ambiental e patrimonial. Mas além disso, o talude desempenha outras importantes funções tais como a manutenção e preservação de terrenos onde processos erosivos podem comprometer a estabilidade em encostas de estradas e ferrovias, para evitar quedas e rolamentos de blocos maciços, e na construção de barragens e aterros.
Como é o processo de recuperação do talude?
Para garantir total efetividade, o processo de recuperação do talude deve começar pela análise sistemática das características do ambiente. Com base nas informações obtidas por meio do estudo tais como a qualidade do solo, incidência solar, quantidade de chuvas e topografia, é possível reconhecer as maiores necessidades e escolher a alternativa mais viável para a recuperação do talude. A utilização de métodos determinísticos e probabilísticos também são essenciais para determinar medidas de segurança preliminares bem como no decorrer de toda a operação.
Com os dados obtidos, a etapa seguinte consiste em determinar o método de recuperação, utilizando soluções baseadas em cálculos precisos e técnicas de engenharia apropriadas para cada situação. Após executado, o processo deverá ser acompanhado pelo profissional, que deverá observar os aspectos gerais e funcionamento efetivo.
Seja como for, esse trabalho deve ser feito por uma equipe de engenharia competente e experiente no ramo. Garantindo estabilidade, a recuperação do talude deve ser um fator indispensável para a conservação de estruturas ferroviárias para melhor desempenho e maior segurança.
Wasaki Engenharia
Atuando no mercado há mais de dez anos, a Wasaki Engenharia conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e comprometidos na elaboração e execução dos mais diversos serviços. Estende seu leque de serviços aos setores ferroviário e rodoviário, executando obras de infraestrutura, superestrutura e obras de arte, sendo nessas áreas, altamente especializada.
Saiba mais aqui.