O item mais importante em qualquer meio de transporte, sem dúvida, é a segurança. Os donos de veículos, particulares ou de passageiros, leves ou pesados, têm que garantir que os condutores e ocupantes cheguem ao destino sem percalços ou situações que possam provocar acidentes.
Daí a importância da manutenção periódica, único caminho para tentar evitar problemas com peças ou equipamentos do veículo durante o trajeto. No caso dos trens, além da manutenção nos vagões, é preciso dar atenção especial aos trilhos.
A manutenção é um dos principais fatores para o funcionamento seguro de uma ferrovia, uma vez que os trilhos de ferro se desgastam devido ao atrito diário com as rodas. Caso não haja um cuidado corriqueiro, em poucos anos as peças correm o risco de se romper, provocando descarrilamento e colocando todos os ocupantes em risco.
Todo o trabalho tem que ser feito por técnicos especializados, com o uso de tecnologias, para evitar falhas na estrutura dos trilhos devido ao desgaste.
Há basicamente três tipos de manutenção nos trilhos: a preditiva, que prevê uma análise detalhada de todos os dados colhidos com o intuito de programar a correção necessária; a preventiva, que é quando são executados na prática os reparos que se mostraram necessários para evitar complicações nos trilhos; e a corretiva, que, como o próprio nome diz, é a etapa do conserto do que foi danificado.
Formas de manutenção
Para cada tipo de problema detectado nos trilhos ferroviários há formas diferentes de manutenção.
Em primeiro lugar, é fundamental focar na limpeza da estrutura dos trilhos, que muitas vezes são bloqueados por folhas, madeiras, terra, areia ou outros elementos que podem prejudicar a trajetória do trem e até provocar que os vagões descarrilem.
Outro tipo de manutenção é por meio da soldagem, que tem como principal função unir os trilhos para transformá-los em uma única peça, ação que facilita o trajeto, já que não será necessária a troca de trilhos. As soldas trazem ainda a vantagem de eliminar fraturas ou outras situações que podem prejudicar a estrutura dos trens.
Utilizar máquinas de ultrassom é uma prática bastante eficiente para auxiliar no trabalho de manutenção dos trilhos. Algumas imperfeições, provocadas pelo peso da carga nos vagões, só são percebidas por meio de ultrassom, que conseguem detectar, por meio de vibrações, os desgastes que muitas vezes são imperceptíveis por estarem dentro dos trilhos.
Outra importante técnica de manutenção é o esmerilhamento do boleto. Para entender como funciona, é preciso saber que o boleto é uma parte dos trilhos que está em contato e em atrito constante com as rodas do veículo, ou seja, uma estrutura fundamental cujo desgaste afeta a roda e a segurança da trajetória do trem.
As rodas têm que encontrar uma superfície com boa estrutura e linear, caso contrário, podem se deslocar e causar descarrilamento. Como forma de prevenção, é necessário usar uma ferramenta elétrica, chamada de esmerilhadeira, que tem a função de cortar e lixar estruturas de metal. No caso do boleto dos trilhos, essa ferramenta elimina as fraturas.
As balanças ferroviárias, que pesam os trilhos e os vagões, também não podem deixar de ser submetidas a manutenção periódica, para funcionarem corretamente. Estando reguladas, as balanças evitam que os trilhos sejam sobrecarregados com peso das cargas acima do recomendado.
Wasaki Engenharia
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