Sendo amplamente utilizados no setor ferroviário, os dormentes de concreto podem ser definidos como peças retangulares dispostas transversalmente à linha férrea servindo de embasamento para os trilhos, suportando a carga dos trens e distribuindo-a pelo lastro de brita. Entre suas funções, podemos destacar a de manter a distância entre as rodas (bitola), e a manutenção estável do nivelamento dos trilhos.
O dormente de concreto vem sendo utilizado desde 1884, quando foi registrado como patente pelo francês Mounier, mas foi após a Segunda Guerra Mundial que este ganhou notoriedade devido à escassez de madeira de boa qualidade e desde então, tem se destacado cada vez mais pelas vantagens que apresenta. Veja a seguir quais são.
Quais as vantagens de utilizar o dormente de concreto?
O primeiro ponto a ser destacado sobre o dormente de concreto é em relação à sua durabilidade. O tempo de vida útil é estimado em, aproximadamente, cinquenta anos — configurando uma vantagem em relação aos dormentes de madeira, por exemplo, que possuem uma vida útil bem mais curta (que pode variar entre dois e dez anos) e os dormentes de aço, com sua durabilidade estimada entre quinze e vinte anos.
Referente à manutenção, o dormente de concreto apresenta ainda outras vantagens, visto que pode ser feito sob a medida ideal e adaptativa para bitolas diferentes, logo, podendo ser utilizado tanto em ferrovias quanto em metrovias, e ele ainda apresenta maior estabilidade e resistência a impacto e velocidade.
Outra característica importante a ser mencionada sobre o dormente de concreto é que ele apresenta uma eficiência orçamentária consideravelmente maior, por ser necessária uma menor quantidade deles por quilômetro de trilhos, em relação aos dormentes de madeira, por exemplo.
Em relação à segurança, os dormentes de concreto são considerados uma alternativa mais segura por não conterem componentes inflamáveis, reduzindo a possibilidade de incêndio nos trilhos e, mesmo sob tráfego severo, o mesmo apresenta um aprimorado desempenho, evitando deslocamentos horizontais e laterais.
Tipos de dormente de concreto
Atualmente no Brasil, são utilizados três tipos de dormentes de concreto:
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Monobloco armado
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Monobloco Pré-Tensionado
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Bi-bloco
Produzidos nas dimensões específicas e com a inclinação ideal para o posicionamento nos trilhos, os dormentes de concreto são uma alternativa segura e precisa, além de possuírem uma resistência alta aos esforços de tráfego.
O uso de dormentes de concreto vem ganhando cada vez mais espaço no setor ferroviário e metroviário brasileiro. Representando uma alternativa eficaz e segura, certamente é uma opção a ser considerada ao consultar um profissional de engenharia para a execução de projetos nessa área.
Wasaki Engenharia
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