Uma ponte ferroviária é uma estrutura projetada para transportar trens de carga e passageiros por sobre uma obstrução no trajeto (rios, estradas, tráfego de veículos, etc.).
Tais pontes representam feitos complexos de engenharia e projeto e muitas vezes exigem a cooperação de uma equipe de engenheiros e construtores. Enquanto muitas pontes ferroviárias são projetadas para atravessar corpos de água, outras atravessam vales, desfiladeiros ou outros obstáculos.
Uma ponte ferroviária muitas vezes tem um grande impacto nas viagens, permitindo trajetos mais curtos e entrega mais rápida de carga, já que o trem não precisa mais percorrer uma rota mais longa em torno do obstáculo.
As primeiras pontes foram construídas de madeira e pedra, enquanto os modelos posteriores foram construídos de ferro fundido ou forjado. A introdução do aço permitiu que as pontes ferroviárias atravessassem grandes distâncias e áreas que antes eram consideradas impossíveis. Os avanços na tecnologia de soldagem também ajudaram os engenheiros a desenvolver projetos de pontes ferroviárias maiores e melhores.
Uma ponte ferroviária deve ser equipada para suportar as cargas extremas de um trem e sua carga, assim como as forças adicionais geradas pela velocidade do trem. Essas pontes também devem conseguir suportar ventos fortes e condições climáticas extremas. Ao atravessar um rio, por exemplo, os suportes das pontes devem ser colocados com sucesso debaixo d’água, muitas vezes a grandes profundidades. Áreas com solos instáveis também representam um desafio para os engenheiros de pontes ferroviárias.
As maiores pontes ferroviárias do Brasil
O território brasileiro é muito extenso, além de abranger diferentes tipos de relevo. Isto pode trazer vários desafios logísticos para o transporte de cargas e pessoas. Por estas razões, a construção de estradas de acesso requer estruturas capazes de superar os mais variados espaços, tais como montanhas, rios e vales, produzindo belas paisagens. Este é o caso de muitas pontes ferroviárias no Brasil, que estão estrategicamente posicionadas para reduzir o tempo de viagem e facilitar a passagem de trens.
1. Ponte Rollemberg-Vuolo
Sua construção começou em 1991 por iniciativa do governador do estado de São Paulo da época, Orestes Quércia. Foi a primeira ponte no Brasil projetada desde o início para integrar vários meios de transporte, neste caso, ferroviário e rodoviário, e sua estrutura também permite a travessia por pedestres.
2. Ponte Eurico Gaspar Dutra
Está localizada no estado de Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com a Bolívia. A construção atravessa o rio Paraguai, ligando o centro do município de Corumbá (MS) ao Porto Esperança. O objetivo da construção era servir como solução logística para o transporte de cargas na Bolívia, dando continuidade à extinta Estrada de Ferro Noroeste Brasil.
3. Ponte de Cacequi
Localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul, a ponte foi projetada com o objetivo de cruzar o Rio Santa Maria, facilitando o trânsito de trens entre as regiões mais populosas do estado e as fronteiras internacionais dos países vizinhos, Argentina e Uruguai.
4. Viaduto 13 (Viaduto do Exército)
A ponte está localizada entre os municípios de Vespasiano Corrêa (RS) e Muçum (RS), e faz parte da Ferrovia do Trigo (EF-491), operada pela Rumo Logística. Sua construção começou em 21 de julho de 1975 e concluída em 19 de agosto de 1978.
5. Ponte Marcelino Ramos
A estrutura, com 455 metros de comprimento, atravessa o Rio Uruguai, ligando os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais especificamente, os municípios de Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS).
Wasaki Engenharia
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