Ferrovias e a Integração Regional: exemplos de sucesso em outros países

A integração regional é um importante elemento para que os países liberem o fluxo de bens, capital, serviços e pessoas, através da superação de divisões geográficas ou políticas, vital para o crescimento econômico dessas nações.

Uma das formas de fazer isso é o investimento na malha ferroviária do país. Os trens estão amplamente presentes em alguns dos países mais bem desenvolvidos do mundo.

Existem muitos exemplos de sucesso de ferrovias na integração regional em diferentes países ao redor do mundo. A seguir, vamos conhecer mais sobre como isso aconteceu no Japão, na França, na Alemanha, na China e nos Estados Unidos.

Japão

O transporte pelas ferrovias do Japão, que somam 27.268 km, são um dos meios mais usados por passageiros. O sistema de transporte ferroviário do Japão é conhecido por sua eficiência, segurança e pontualidade. As ferrovias japonesas conectam-se a maior parte do país e são usadas como meio de transporte principal para viagens de longa distância.

É importante destacar que o país foi pioneiro do uso do Shinkansen, sistema ferroviário que chega a 320km/h da companhia JR, que liga as principais cidades do Japão.

Demandando quantidades baixas de subsídios, é pouco usada, no entanto, no transporte de mercadorias, que corresponde a cerca de 0,84% do total. Sendo assim, seu uso primário é o de linhas intermunicipais e urbanas. O Japão conta com 40 das 50 estações com maior fluxo no mundo (Hisour).

França

Com 29.273 km de malha ferroviária, a França também tem predominância de viagens de passageiros e não de mercadorias. O sistema de transporte ferroviário francês, conhecido como SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français), é um dos mais extensos da Europa. Ele inclui trens de alta velocidade, como o TGV (Train à Grande Vitesse), que conectam as principais cidades francesas, bem como trens regionais que atendem às áreas mais remotas do país. O SNCF também possui um sistema de metrô em Paris e outras cidades.

Alemanha

As ferrovias foram marcantes para transformar a Alemanha em uma potência, indo de um sistema agrário ao industrial. Trens que saíam de Colônia e da capital Berlim conectavam os passageiros a outras regiões do país e de toda a Europa e, consequentemente, seus mercados.

O sistema ferroviário alemão é um dos mais extensos e sofisticados da Europa. Ele inclui trens de alta velocidade, como o ICE (InterCityExpress), que conectam as principais cidades alemãs, bem como trens regionais que atendem a áreas menos populosas do país. Além disso, a Alemanha possui um sistema de metrô bem desenvolvido em suas principais cidades, incluindo Berlim, Munique e Hamburgo.

China

O sistema ferroviário chinês é um dos mais extensos do mundo e tem aumentado rapidamente nos últimos anos. O país possui uma vasta rede observada que conecta as principais cidades e regiões, incluindo a Linha Ferroviária do Cinturão e Rota, que liga os países da Ásia Central e Europa. Além disso, a China também investe em projetos de ferrovias de alta velocidade, como a Linha Ferroviária de Alta Velocidade Beijing-Shanghai, que incluiu significativamente o tempo de viagem entre as duas cidades.

Em 2020, a dimensão da rede ferroviária da China chegou a 35.000 km, tendo implementado diversos trens de alta velocidade desde 2008, como a linha que liga Pequim a Tianjin. O investimento econômico por parte do governo foi essencial para esse desenvolvimento, e isso resultou em um mercado e em uma sociedade transformados. Atualmente há ainda mais atenção voltada ao avanço de redes para o transporte de cargas e de linhas ecologicamente amigáveis.

Estados Unidos

Os EUA contam com cerca de 140 mil milhas de rede ferroviária, e as ferrovias fazem parte de sua história há muitos anos. Elas foram importantes na expansão ao oeste e na guerra civil do país. Foi vital também para o surgimento de uma sociedade interconectada e para o transporte massivo de mercadorias, estimulando o comércio. Hoje elas transportam grade parte das mercadorias e bens da nação.

O governo dos EUA tem investido em projetos de ferrovias de alta velocidade, como o projeto de trem de alta velocidade California High-Speed ​​Rail, que planeja ligar as principais cidades da Costa Oeste.

A WASAKI ENGENHARIA

A Wasaki Engenharia atua há mais de 10 anos no Brasil, desenvolvendo projetos de infraestrutura e superestruturas para melhorar o país, como a revitalização e manutenção ferroviária em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além de terraplanagem e drenagem de ferrovias em SP.

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