Quais os tipos de estaca prancha e onde são utilizadas?

Uma determinada obra pode exigir uma série de soluções para que o projeto final saia do papel. A inovação tecnológica trouxe vários desafios para a engenharia e isso se reflete na complexidade dos projetos executados. Um exemplo disso é o uso cada vez mais comum de estacas pranchas, elemento fundamental para manter a estabilidade de uma estrutura em determinadas ocasiões.

Com isso, vale destacar que a estaca prancha nada mais é do que um elemento capaz de manter a contenção do solo, água ou até mesmo uma estrutura na obra de engenharia. Todo o material que compõe a estaca prancha e a estrutura final será cravado no solo, de forma justaposta e formando, ao final do processo, uma barreira de contenção. Tal solução pode ser de caráter provisório ou até mesmo definitivo, a depender das necessidades da obra em questão.

Em relação às aplicações desses tipos de estacas, elas podem ser empregadas em vários tipos de soluções: diques, barragens, trincheiras para obras, escoramentos, margem de lago, proteção para os túneis de acesso, barreira de contenção para evitar acidentes em decorrência de cheias, além de serem utilizadas para evitar a contaminação do solo.

Quais são os tipos de estaca prancha?

As estacas pranchas provisórias são aquelas destinadas ao uso em ensecadeiras bem como outras finalidades de caráter temporário. O principal objetivo do uso desse material é facilitar as escavações mais profundas na obra, de forma que seja possível construir em níveis abaixo do solo ou até mesmo da água no subsolo. Por ser uma solução temporária, é necessário que essas estacas sejam removidas ao final da obra.

O modelo mais popular no mercado, atualmente, é a estaca prancha de aço. Material mais robusto, maior resistência aos esforços mecânicos e facilidade de manuseio e manutenção são alguns dos destaques dessas estacas. São bastante utilizadas, a depender do modelo em questão, em obras portuárias, locas com alta pressão e solução que precisam de uma maior profundidade de contenção.

A estaca prancha de vinil, composta por material sintético, seja ele plástico ou PVC, são as mais usadas nas aplicações marítimas e em cargas elevadas. Tais estacas são inertes, possuem custo menor do que as estacas de madeira e aço, além de serem totalmente recicláveis.

Obras que precisam de uma solução temporária sem muitas exigências técnicas podem utilizar as estacas de madeira. Elas são estruturas mais leves que as demais e também devem ser utilizadas para conter níveis pequenos ou médios de desmoronamento. Por ter um deterioramento mais rápido, as estacas de madeira estão caindo em desuso.

Um dos destaques das estacas de alumínio é que elas podem ser aplicadas na maioria das soluções em engenharia, pois são altamente resistentes, recicláveis, duráveis e pouco afetadas pelos efeitos de corrosão e temperaturas extremas. No entanto, são as estacas mais caras do mercado.

Por fim, também existem as estacas de concreto, que podem ser aplicadas como uma forma de anteparo contra paredes de água. Elas são pré-moldadas e preenchidas com concreto e essa característica faz com que o resultado final seja uma estrutura extremamente pesada. Em outras palavras, é preciso uma logística robusta para lidar com esse tipo de estaca na obra.

Portanto, fica evidente que as estacas pranchas são fundamentais para as mais diversas aplicações em obras de engenharia. Muitas obras apresentam riscos iminentes de desmoronamento, o que exige uma solução para aumentar o nível de segurança, durante e após a obra. A depender dos riscos envolvidos, os responsáveis pela obra terão que escolher entre uma solução imediata e provisória ou de longo prazo que irá continuar presente mesmo com o projeto concluído.

Wasaki Engenharia

Com mais de 10 anos atuando no mercado de soluções em engenharia, a Wasaki é sinônimo de qualidade e eficiência quando se fala em projetos inovadores para um Brasil melhor. Profissionais altamente capacitados, projetos bem pensados e visando a questão da sustentabilidade são alguns dos diferenciais da empresa.

A Wasaki atua nas áreas de infraestrutura e superestrutura de ferrovias e rodovias, dentre outras áreas.

Para conhecer todos os serviços prestados pela Wasaki é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima