As ferrovias que ainda estão em atividade no Brasil

As ferrovias do Brasil são um grande meio de transporte ainda utilizado por muitas pessoas. Desde a chegada dos primeiros colonizadores europeus ao Brasil, elas foram construídas para facilitar o transporte de mercadorias e pessoas. No entanto, com o passar dos anos, e o desenvolvimento da tecnologia, muitas foram abandonadas.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as ferrovias que ainda estão em funcionamento no país.

História das Ferrovias no Brasil

A primeira ferrovia construída em nosso país foi feita pela Imperial Companhia de Estradas de Ferro e ligava o Porto de Mauá (Baía de Guanabara) à Serra da Estrela (caminho de Petrópolis).

Políticas governamentais do Século XX deixaram a aplicação de capital em novas ferrovias em segundo plano. Mas atualmente, é reconhecida a grande importância delas para muitos ramos de atividades de nossa sociedade.

Para assegurar a movimentação de muitos materiais, o setor privado fez grandes aplicações em ferrovias nos anos 1990. E o crescimento não parou por aí. Dados do Ministério da Infraestrutura nos mostram que através de ferrovias foram transportadas aproximadamente 569,9 toneladas úteis de produtos em 2018.

As ferrovias que estão em atividade são as mencionadas a seguir:

1. Nova Transnordestina

Tem como objetivo ligar a produção agrícola da região Nordeste do Brasil (o Porto de Pecém – CE, ao Porto de Suape – PE, passando pelo município de Eliseu Martins – PI).

O grande objetivo deste projeto é fortalecer a produção agrícola, aumentando o prestígio da região com a possibilidade de vários trens circulando simultaneamente (bitola mista).

2. Ferrovia do Pantanal

Em construção, este projeto será realizado às margens do rio Paraguai, e irá ligar o município de Panorama – SP à Porto Murtinho – MT. As cargas que serão possivelmente conduzidas, são: soja, açúcar e milho.

3. Estrada de Ferro Vitória a Minas

Liga Vitória – ES à Belo Horizonte – MG. Tem um importante papel no transporte da fabricação de minério de ferro retirado dos arredores do município até as regiões portuárias capixabas.

4. Estrada de Ferro de Carajás

A ferrovia de Carajás é a maior do Brasil e liga São Luís – MA à Parauapebas – PA. Transporta pessoas e minerais, conduzidos até os portos da Baía de São Marcos – MA.

5. Ferrovia Norte-Sul

Imponente, a Ferrovia Norte-Sul foi feita em bitola larga para ligar todas as regiões do país, sendo denominada a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional. Parte do Pará ao Rio Grande do Norte e irá passar por diversos outros estados brasileiros, como: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Em geral, parte das ferrovias foram modernizadas e adaptadas para os trens elétricos, e outras usam locomotivas a vapor. O Brasil possui 30.000 km de ferrovias para o tráfego. Este importante meio de transporte de pessoas e mercadorias ainda é muito necessário, e exerce forte atividade em nosso país, pois estimula a viagem de pessoas, e a economia, transportando insumos.

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