Quais problemas podem ocorrer nos trilhos?

Os trens, durante suas viagens, passam por trechos retos e curvos. Por esta razão, é essencial que a composição da linha ferroviária esteja alinhada em suas extremidades e no ponto de intersecção dos trilhos.

Quando ocorre o desalinhamento da estrutura, os trens sofrem mais dificuldades para percorrer seu trajeto, implicando uma série de problemas, tais como a diminuição da velocidade, perda de tempo no trajeto e diminuição do número de cargas e trens circulantes.

Ampliação da bitola

Por definição, a bitola é a medida da distância entre as duas extremidades de uma via que forma um caminho. Os trilhos são posicionados um após o outro, formando uma linha reta, e junto a ela há uma composição adicional de trilhos, permitindo que as rodas do trem passem através da estrutura do trilho para se movimentar.

Há medidas apropriadas para o tamanho da bitola, de acordo com o tamanho da distância das rodas laterais de um trem. A ocorrência de alargamento da bitola é uma das patologias e problemas nas ferrovias que podem ocorrer devido a uma série de fatores como o desgaste das amarras da ferrovia, o desgaste do tarugo, entre outros.

O comprimento da bitola pode causar uma anomalia na extensão da linha ferroviária, que pode ser totalmente prejudicial à trajetória do trem, que não foi construído para esta nova extensão do tamanho da bitola.

Estreitamento da bitola

Assim como o alongamento do espaço da bitola é prejudicial, o oposto também é prejudicial. Os cálculos são feitos para se adequar ao tamanho do trem e qualquer tipo de mudança no tamanho do gabarito é prejudicial.

Quando há um estreitamento da bitola, que é a diminuição do comprimento desta área, os trens também não são capazes de viajar com estas novas medidas. Por este motivo, é essencial que as empresas realizem os procedimentos necessários e desenvolvam sistemas de manutenção nestas áreas defeituosas, evitando qualquer tipo de problema prejudicial aos veículos de transporte.

Twist (torção do trilho)

A construção e instalação dos trilhos é feita devido à realização de inúmeros cálculos que visam construir uma linha férrea simétrica e nivelada. Pequenos componentes que estão fora do lugar ou que fazem com que a via seja irregular são suficientes para que o trajeto se torne perigoso para os trens.

Em muitas ferrovias, os trilhos passam por um processo de soldagem, de modo que formam um material único e extenso, facilitando a locomoção do veículo e reduzindo alguns riscos ao longo do trajeto. Mas, quando ocorre uma anomalia nesta estrutura e uma das partes se torna desigual, há o chamado processo de torção do trilho, no qual uma parte do material é maior em relação a um ponto subsequente.

Mudanças de nível

Um desnível pode ser, por exemplo, longitudinal, onde a estrutura fica pendurada para baixo, causando um efeito de \”buraco\”. Esta é outra anomalia importante que deve ser tratada adequadamente para não perturbar o correto funcionamento do trem. Esta irregularidade também pode causar problemas como o descarrilamento de vagões.

Wasaki Engenharia

Com mais de dez anos de atuação, a Wasaki Engenharia se tornou especialista nas áreas ferroviária, rodoviária e de construção no país.

Contando com uma equipe de profissionais multidisciplinar, a empresa presta serviços com soluções sustentáveis e de ótimo custo/benefício, tendo destaque no mercado especialmente pela atuação na manutenção, revitalização, terraplenagem e drenagem de ferrovias.

Clique aqui e conheça todos os serviços oferecidos pela Wasaki Engenharia.

Rolar para cima