Os trens, durante suas viagens, passam por trechos retos e curvos. Por esta razão, é essencial que a composição da linha ferroviária esteja alinhada em suas extremidades e no ponto de intersecção dos trilhos.
Quando ocorre o desalinhamento da estrutura, os trens sofrem mais dificuldades para percorrer seu trajeto, implicando uma série de problemas, tais como a diminuição da velocidade, perda de tempo no trajeto e diminuição do número de cargas e trens circulantes.
Ampliação da bitola
Por definição, a bitola é a medida da distância entre as duas extremidades de uma via que forma um caminho. Os trilhos são posicionados um após o outro, formando uma linha reta, e junto a ela há uma composição adicional de trilhos, permitindo que as rodas do trem passem através da estrutura do trilho para se movimentar.
Há medidas apropriadas para o tamanho da bitola, de acordo com o tamanho da distância das rodas laterais de um trem. A ocorrência de alargamento da bitola é uma das patologias e problemas nas ferrovias que podem ocorrer devido a uma série de fatores como o desgaste das amarras da ferrovia, o desgaste do tarugo, entre outros.
O comprimento da bitola pode causar uma anomalia na extensão da linha ferroviária, que pode ser totalmente prejudicial à trajetória do trem, que não foi construído para esta nova extensão do tamanho da bitola.
Estreitamento da bitola
Assim como o alongamento do espaço da bitola é prejudicial, o oposto também é prejudicial. Os cálculos são feitos para se adequar ao tamanho do trem e qualquer tipo de mudança no tamanho do gabarito é prejudicial.
Quando há um estreitamento da bitola, que é a diminuição do comprimento desta área, os trens também não são capazes de viajar com estas novas medidas. Por este motivo, é essencial que as empresas realizem os procedimentos necessários e desenvolvam sistemas de manutenção nestas áreas defeituosas, evitando qualquer tipo de problema prejudicial aos veículos de transporte.
Twist (torção do trilho)
A construção e instalação dos trilhos é feita devido à realização de inúmeros cálculos que visam construir uma linha férrea simétrica e nivelada. Pequenos componentes que estão fora do lugar ou que fazem com que a via seja irregular são suficientes para que o trajeto se torne perigoso para os trens.
Em muitas ferrovias, os trilhos passam por um processo de soldagem, de modo que formam um material único e extenso, facilitando a locomoção do veículo e reduzindo alguns riscos ao longo do trajeto. Mas, quando ocorre uma anomalia nesta estrutura e uma das partes se torna desigual, há o chamado processo de torção do trilho, no qual uma parte do material é maior em relação a um ponto subsequente.
Mudanças de nível
Um desnível pode ser, por exemplo, longitudinal, onde a estrutura fica pendurada para baixo, causando um efeito de \”buraco\”. Esta é outra anomalia importante que deve ser tratada adequadamente para não perturbar o correto funcionamento do trem. Esta irregularidade também pode causar problemas como o descarrilamento de vagões.
Wasaki Engenharia
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